Juntos Permanecemos, Divididos Caímos: Desafios E Perspectivas Para A Liderança Regional Do Uzbequistão Na Ásia Central | Juntos Permanecemos, Divididos Caemos: Desafíos Y Perspectivas Para El Liderazgo Regional De Uzbekistán En Asia Central
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O REGIONALISMO NA ÁSIA CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/neiba.2024.82070Parole chiave:
Regionalismo, Ásia Central, UzbequistãoAbstract
RESUMO
O presente trabalho busca responder de que forma as tentativas de associação malsucedidas na Ásia Central podem indicar o fim do regionalismo centro-asiático frente ao recente papel que o Uzbequistão tem desempenhado enquanto promotor do diálogo e da cooperação local. Para tanto, a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias, e analisa o contexto das iniciativas de integração regional e os motivos que as levaram à extinção. Paralelamente, pretende-se estabelecer um paralelo entre as motivações centro-asiáticas à cooperação e os condicionantes que inviabilizam o seu avanço. Examina-se ainda as potencialidades do governo uzbeque, bem como os alcances e limitações de sua possível liderança na Ásia Central.
Palavras-chave: Regionalismo; Ásia Central; Uzbequistão.
----
RESUMEN
El presente estudio tiene como objetivo responder cómo los intentos fallidos de asociación en Asia Central pueden indicar el fin del regionalismo centroasiático a la luz del reciente papel de Uzbekistán como promotor del diálogo y la cooperación local. Para ello, la investigación se basa en una revisión bibliográfica de fuentes primarias y secundarias y analiza el contexto de las iniciativas de integración regional y las razones de su desaparición. Al mismo tiempo, busca establecer un paralelo entre las motivaciones centroasiáticas para la cooperación y los factores que obstaculizan su avance. También se examina el potencial del gobierno uzbeko, así como el alcance y las limitaciones de su posible liderazgo en Asia Central.
Palabras clave: Regionalismo; Asia Central; Uzbekistán.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License