Sobre a Revista
Foco e Escopo
A política editorial da Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil estabelece que os trabalhos submetidos devem ser de interesse acadêmico e representar um novo pensamento no âmbito das relações internacionais. Esta é uma Revista de caráter acadêmico publicada de forma eletrônica e com acesso aberto. São selecionados os artigos que contribuem para a compreensão da pluralidade das perspectivas presentes no mundo acadêmico.
A partir de 2016 a Revista adotou o método de publicação contínua, em que os artigos são disponibilizados conforme seus processos de análise e editoração forem concluídos. Ao final do ano, todos os artigos são reunidos em um único número.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos que são selecionados para publicação pela Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil compõem trabalhos originais de interesse acadêmico, representando, assim, um novo pensamento na área das Relações Internacionais. Desta forma, os textos publicados são capazes de contribuir para a compreensão da pluralidade das perspectivas presentes no mundo acadêmico.
A seleção dos trabalhos é feita, em um primeiro momento, pelos Editores da Revista, de forma anônima, apenas a fim de indicar se o artigo submetido cumpre com o Escopo e as Normas de Publicação estabelecidos pela Cadernos Argentina-Brasil.
Caso seja aprovado neste processo de Triagem, o texto é encaminhado ao processo de avaliação definitiva. Neste período, o artigo - com total anonimato da autoria do texto- será avaliado por pelo menos dois pareceristas ad hoc, seguindo todos os critérios de uma revisão cega (double-blind review). Os avaliadores selecionados pela Revista Neiba, sempre externos à instituição editora da mesma, são professores e/ou pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, reconhecidos na área de Relações Internacionais.
Os critérios para a decisão final sobre a publicação ou recusa do artigo se baseiam: na relevância dos debates teóricos e/ou de caráter político promovidos pelo artigo; nas novas perspectivas apresentadas pelo texto, no que se refere ao estudo de temas de Relações Internacionais; e, ainda, no embasamento e nas pesquisas de fontes documentais elevadas durante a confecção do artigo.
Caso pelo menos dois avaliadores informem que o artigo, já em sua primeira versão, está de acordo com as políticas e critérios propostos pela Revista, a decisão é aceita pela Equipe Editorial do periódico, a qual irá, posteriormente, editar e publicar o texto no site da Cadernos Argentina-Brasil.
Entretanto, caso o trabalho apresente uma temática clara, mas ainda precise passar por alguns ajustes, as sugestões e/ou comentários salientados pelos avaliadores são encaminhados ao(s) autor(es) do texto, o(s) qual(quais) irá(irão) revisá-lo e submetê-lo a uma nova rodada de avaliação. A partir desta troca, caso haja um acordo entre os avaliadores de que o texto reformulado cumpre com os requisitos de publicação da Revista (isto é, se pelo menos dois avaliadores designados àquele artigo decidam que o mesmo pode ser publicado), a Equipe Editorial do periódico, responsável pela decisão final do processo de avaliação, aceita a resolução definitiva proposta pelos pareceristas, com base em suas novas críticas.
Feito isso, caso o artigo em questão seja por fim aprovado, este é direcionado ao processo de edição e, posteriormente, publicado no site da Revista Neiba.
Informamos que quaisquer sugestões e/ou comentários encaminhados pelos avaliadores aos autores dos artigos, incluindo novo ordenamento do texto, serão previamente discutidos e aprovados pelos autores antes da publicação do trabalho na Revista.
OBS.: Recomendação aos avaliadores da Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil
Ao receber o manuscrito, solicitamos que o Senhor(a) realize as seguintes ações:
- verifique e confirme se poderá fazer a avaliação do trabalho no período de 30 dias a partir da data do recebimento do convite.
Periodicidade
Esta publicação é de periodicidade anual, a Revista adota o método de publicação contínua, em que os artigos são disponibilizados conforme seus processos de análise e editoração forem concluídos. Ao final do ano, todos os artigos serão reunidos em um único número.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Critério de Ética
A Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil segue as instruções do Comitê de Publicação de Ética (Committee on Publication Ethics – COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificados. Sobre as instruções do COPE, ver
http://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf
Autorização para Inclusão de Texto em Publicação Científica
AUTORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DE TEXTO EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
___(Nome do autor)___residente em __________________, autoriza a inclusão do artigo "________________________" de sua autoria, na publicação eletrônica Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, PPGRI-UERJ, disponível em formato digital para o acesso de toda a comunidade científica.
Esta aprovação é concedida sem ônus, sem limitação de território, pelo prazo de proteção de direitos autorais e estende-se apenas para as novas edições e/ou reimpressões da obra em qualquer idioma.
(Local), (dia) (mês) (ano).
(Assinatura)
_________________________
Autor
Sponsors
Esta revista conta com o apoio financeiro da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no que tange aos recursos humanos que trabalham na Revista Neiba, Cadernos Brasil Argentina.
Histórico do periódico
Em 2009, no intuito de reforçar mais ainda essas relações, os professores do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PGRI/UERJ e o Programa de Estudos Argentina-Brasil - PEAB da Universidade Nacional de Rosário, Argentina - UNR criaram o Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina - NEIBA com vistas a fornecer uma base institucional para o desenvolvimento dos estudos na área de Relações Internacionais, com especial destaque para temas vinculados a Argentina e Brasil.
Com a edição, a partir de 2012, da Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, pretendemos não só divulgar os trabalhos de professores e alunos dos respectivos programas, mas também as contribuições acadêmicas de professores e pesquisadores de outras instituições. Dessa forma, iniciamos uma nova fase no desenvolvimento do programa de colaboração, que pode ser considerada de consolidação, abrindo novas perspectivas e desafios para o NEIBA.
A revista foi avaliada no Qualis Periódicos quadriênio 2016-2019 da CAPES, sendo promovida no ranking de B3 para B2, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. No ano de 2019, um novo visual da revista foi desenvolvido, tanto no portal como no seu conteúdo. No novo modelo, não se utiliza mais a numeração de páginas tradicional, pois todos os artigos têm um identificador eletrônico, denominado elocation-id (electronic location identifier), um identificador único dentro do volume, que permite a correta identificação e citação dos artigos. Ressalte-se que a revista continuará utilizando o identificador de objetos digitais, DOI (Digital Object Identifier), o que que garante a respectiva localização na rede.
A fim de reforçar o caráter binacional da revista, a partir deste ano, a profa. Clarisa Giaccaglia (UNR) foi nomeada co-editora.
O público alvo da revista são estudantes graduados, não graduados e aqueles que participam de programas de pós graduação na área de Relações Internacionais. A Revista contribui para a formação de alunos que almejam a carreira acadêmica, sejam eles graduados ou ainda que ainda cursem a graduação. Para os que já́ estão graduados, a contribuição é ainda maior, uma vez que para esse segmento é possível também o envio de artigos para a revista, onde serão submetidos a correções e comentários construtivos que visam apenas o crescimento do estudante em sua área de estudo pretendida.
A nossa publicação é online e gratuita, a partir do Open Journal System, o que garante a sua completa acessibilidade. Ao disponibilizar de forma gratuita e online artigos de qualidade sobre temas internacionais a revista contribui para a formação acadêmica de estudantes da área de ciências políticas com foco na área de Relações Internacionais, assim como para ampliar o conhecimento de todos que se interessem pelo tema. Além disso, a revista é divulgada nas nossas redes sociais, o que amplia o alcance dos artigos acadêmicos até ao público que não se encontra atualmente no espaço da academia. Todos os trabalhos e eventos são divulgados no Facebook (https://www.facebook.com/revistaneiba/) e no Twitter (@revistaneiba).
A revista contribui também para a consolidação dos laços binacionais acadêmicos entre Brasil e Argentina, dois países que são aliados estratégicos e que, por meio do Mercosul, da Abacc e de outros organismos regionais, buscam uma maior integração e cooperação.
A Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil já está incluída nas bases de indexadores importantes, e seu Conselho Editorial é composto por professores/as e pesquisadores/as de diferentes instituições e países.