Hermann Paul: um precursor da Semântica Cognitiva na perspectiva da língua em uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.48112

Palavras-chave:

Semântica Cognitiva, neogramáticos, mutação semântica, metáfora, metonímia

Resumo

Já é vastamente conhecido que de muitos pressupostos no campo da Semântica Cognitiva existem antecipações filosóficas, antropológicas e linguísticas. Este artigo direciona seu olhar ao linguista universal Hermann Paul, cujo mérito no campo da Linguística Histórica é amplamente reconhecido, porém, sua abordagem radicalmente cognitivista e baseada na língua em uso foi e é pouco estudada até hoje. Para Hermann Paul, que participou do movimento dos neogramáticos, a metonímia representa um processo corporalmente ancorado e a metáfora, por sua vez, é vista como o caso primordial da mutação semântica. Um estudo profundo da sua obra principal, Princípios Fundamentais da História da Língua (PAUL, 1970 [1886]), revela que Paul já parte do pressuposto de que a metáfora não é uma exceção da criatividade poética, antecipando o conceito da corporificação, a ideia de mapeamento entre domínios cognitivos e das metáforas como modelos cognitivos para a explicação, compreensão e exploração do mundo cultural, assim como corroborando que a descrição da metáfora é parcial e subjetiva. Como veremos, esta obra de Paul, que representa um importante marco na história da linguística, torna-se um inigualável tesouro com inúmeros exemplos linguísticos ao ilustrar a riqueza figurativa e a vivacidade constante da nossa língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulrike Schröder, UFMG

Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. Possui mestrado (1999) em Ciências da Comunicação, Germanística e Psicologia, doutorado (2003) e livre-docência (2012) em Ciências da Comunicação pela Universidade Duisburg-Essen, Alemanha, e pós-doutorado (2013-2014) com bolsa CAPES-Humboldt na Universidade de Münster, Alemanha. Tem experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, com ênfase em Linguística Interacional, Análise da Conversa, Linguística Cognitiva, Linguística Cultural, Semântica e Pragmática, Língua Alemã, Teoria da Comunicação e Comunicação Intercultural, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria cognitiva da metáfora, historiografia linguística, ensino do alemão como língua estrangeira, funções da linguagem e estilos comunicativos em perspectiva comparativa e interacional. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq com o projeto Atos Comunicativos como Indicadores da Reflexividade de Comunicação Intercultural (vinculado às áreas de Linguística Aplicada e Linguística Teórica e Descritiva, 2015-2018) e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG-PPM 2015-2017) com o mesmo projeto. Coordena o projeto Conceitos (Inter)Culturais Chave na Interface entre Interação, Cognição e Variação, junto ao Prof. Dr. Hans-Georg Wolf da Universidade de Potsdam, apoiado pelo programa Research Group Linkage Programme da Fundação Humboldt (2017-2020) e pela FAPEMIG-PPM (2017-2019). Desde 2019, ela é coordenadora do projeto Intercultural Communication in Interaction: Multimodal Approaches, promovido pelo WUN - Worldwide Universities Network Research Development Fund que integra as Universidades de Alberta (Canadá), Leeds e Sheffield (Inglaterra), Potsdam (Alemanha) e a UFMG (Brasil). Ela também coordenadora o projeto Comunicação (Inter)Cultural em Interação: Expansão e Diversificação do Corpus NUCOI, promovido pelo programa Universal CNPq (2019-2021) que busca elaborar uma rede de pesquisa com a UFPA, a Universidade de Potsdam e Gießen (Alemanha). É líder do Grupo de Pesquisa inter-institucional do CNPq Linguística (Inter)Cultural e coordenadora do Núcleo de Estudos de Comunicação (Inter)Cultural em Interação, NUCOI, cujo objetivo principal é a compilação de um corpus de transcrições de interações interculturais filmadas (www.letras.ufmg/nucleos/nucoi). Foi Presidente da Associação Mineira de Professores de Alemão - AMPA, gestão 2009-2010, e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão, gestão 2009-2012. De 2007 a 2017, foi Coordenadora da Área do Alemão da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

SCHRÖDER, Ulrike. Hermann Paul: um precursor da Semântica Cognitiva na perspectiva da língua em uso. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 49, p. 34–58, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.48112. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/48112. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos