Linguagem, cultura e cognição: da Filosofia pela Linguística Antropológica à Linguística Cultural

Autores

  • Ulrike Schröder Universidade Federal de Minas GErais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.73494

Palavras-chave:

Linguística Cultural, Linguística Antropológica, Linguística Cognitiva, Conceptualizações culturais.

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre o desenvolvimento de abordagens focalizadas na relação entre linguagem, cultura e cognição no decorrer de três séculos. Começamos com o crescimento de um interesse mais sucinto pela relação entre língua e pensamento no século dezoito junto ao empirismo, ao qual, pouco a pouco, juntouse o terceiro elemento, a cultura, na transição do idealismo para o romantismo até que, a partir do século vinte, iniciaram-se as primeiras pesquisas empíricas na interface da Antropologia e da Linguística no terreno norte-americano. Logo, quase duas décadas após o surgimento da Linguística Cognitiva, na segunda metade dos anos noventa, nasceu a Linguística Cultural como uma corrente que visa a unir as questões da Linguística Cognitiva àquelas da Linguística Antropológica, ao propor conceitos específicos na interface desses dois campos de atuação. Após ter apresentado as premissas e os conceitos centrais da Linguística Cultural, direcionaremos nosso olhar para os temas que estão em foco atualmente, tais como inglês como língua franca, comunicação intercultural, fala-em-interação multimodal, World Englishes e línguas pluricêntricas, a partir de pesquisas baseadas em corpora.

Biografia do Autor

Ulrike Schröder, Universidade Federal de Minas GErais (UFMG)

É professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Letras. Possui pós-doutorado pela Universidade de Münster, Universidade de Duisburg-Essen e Uni- versidade de Austin, doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação. Coordena o cen- tro de pesquisa internacional “Intercultural Communication in Multimodal Interactions” (ICMI) e lidera o grupo de pesquisa interinstitucional do CNPq, “Linguística (Inter)Cultural”. Seus in- teresses de pesquisa incluem Comunicação Intercultural, Linguística Interacional, Cognitiva e Cultural e Língua Alemã.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Schröder, U. (2023). Linguagem, cultura e cognição: da Filosofia pela Linguística Antropológica à Linguística Cultural. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(59), 239–253. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.73494