Linguagem, cultura e cognição: da Filosofia pela Linguística Antropológica à Linguística Cultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.73494Palavras-chave:
Linguística Cultural, Linguística Antropológica, Linguística Cognitiva, Conceptualizações culturais.Resumo
Neste artigo, discorremos sobre o desenvolvimento de abordagens focalizadas na relação entre linguagem, cultura e cognição no decorrer de três séculos. Começamos com o crescimento de um interesse mais sucinto pela relação entre língua e pensamento no século dezoito junto ao empirismo, ao qual, pouco a pouco, juntouse o terceiro elemento, a cultura, na transição do idealismo para o romantismo até que, a partir do século vinte, iniciaram-se as primeiras pesquisas empíricas na interface da Antropologia e da Linguística no terreno norte-americano. Logo, quase duas décadas após o surgimento da Linguística Cognitiva, na segunda metade dos anos noventa, nasceu a Linguística Cultural como uma corrente que visa a unir as questões da Linguística Cognitiva àquelas da Linguística Antropológica, ao propor conceitos específicos na interface desses dois campos de atuação. Após ter apresentado as premissas e os conceitos centrais da Linguística Cultural, direcionaremos nosso olhar para os temas que estão em foco atualmente, tais como inglês como língua franca, comunicação intercultural, fala-em-interação multimodal, World Englishes e línguas pluricêntricas, a partir de pesquisas baseadas em corpora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.