Conceptualização, cenários metafóricos e interculturalidade na análise sociocognitiva e crítica de fenômenos políticos e sociais
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.73506Palavras-chave:
Entrevista.Resumo
Tânia Gastão Saliés e Augusto Soares da Silva entrevistam Andreas Musolff.
O Professor Andreas Musolff é um distinto Professor Pesquisador de Comunicação Intercultural na Universidade de East Anglia, Reino Unido. Ele é considerado um dos primeiros estudiosos a pesquisar linguagem e comunicação dentro de uma linguística cognitiva, estrutura sociocultural/discursiva. Nesse esforço, Musolff promoveu a sinergia entre a Análise Crítica do Discurso e a Teoria da Metáfora Conceitual, defendendo as raízes culturais das metáforas e a cognição social. Ele já ensinou nas Universidades de Dűsseldorf e Londres e foi Visiting Fellow no Truman Institute, Hebrew University em Jerusalém e na Queen Mary University of London. Musolff é um homem de vastos interesses intelectuais que tem demonstrado um talento notável para aplicar os conceitos da Linguística Cognitiva a outros campos do conhecimento, incluindo: Ciência Política, Comunicação Intercultural, Filosofia, Semântica Histórica, Psicolinguística, Sociolinguística, Antropologia Linguística, Pragmática e Linguística Aplicada. Sua pesquisa mais recente explora metáforas de competição no contexto do COVID-19 (2022), uso de metáforas no discurso político transculturalmente (2021), linguagem e racismo (2019) e provérbios (2020) na comunicação cotidiana. O professor Musolff teve a gentileza de aceitar nosso convite para esta entrevista. Suas palavras certamente inspirarão nossa reflexão crítica e agenda de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.