Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido
Palavras-chave:
deslocamento topicalizador, discurso escrito em ESL, pedagogia de ensino de discurso escrito em ELE, restrições pragmáticas.Resumo
O uso de marcadores discursivos, a coesão lexical e a complexidade sintática podem não ser suficientes para gerar uma avaliação inequívoca do discurso escrito de aprendizes de inglês como segunda língua. O presente estudo debruça-se sobre um caso para explorar essa questão, motivado pelo baixo índice de concordância entre dois professores responsáveis pela avaliação dos textos produzidos para o curso introdutório de discurso escrito em inglês como L2. A análise mostra que enquanto um dos avaliadores construiu sentido através da rede lexical, o outro não encontrou pistas suficientes para fazê-lo, avaliando o texto menos favoravelmente. A estrutura da informação e o excesso de deslocamentos de expressões adverbiais topicalizadoras para posição temática, violando as condições preferíveis para que estes aconteçam, são possíveis explicações para o baixo índice de concordância entre os avaliadores. Para concluir, algumas implicações pedagógicas são discutidas.
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