A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756

Palavras-chave:

Campo Grande, Centro Comercial, Paisagem Urbana, Espaço Urbano, Rugosidades

Resumo

O artigo objetiva a descrição da atual organização do espaço comercial do centro de Campo Grande, Rio de Janeiro, e ruas adjacentes, e identificação das evidências de acúmulo de tempos desiguais que formam a paisagem e o espaço urbano hodierno do bairro. A partir dos elementos espaciais materializados como objetos buscamos compreender as ações realizadas nesse recorte espacial ao longo do tempo. Para atingir tal fim usamos a descrição e, por conseguinte, utilizamos a metodologia de leitura da imagem da cidade de Kevin Lynch para adquirir e interpretar a imagem atual do centro comercial tipicamente urbano de um bairro outrora rural. Identificamos a consolidação dos objetos tipicamente urbanos sobre os rurais, e a refuncionalização dos objetos rurais para as atividades urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Araújo Barata, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Professor Docente I - Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduado em Geografia pelas Faculdades Integradas Simonsen e em Complementação Pedagógica em Língua Inglesa pela Universidade Castelo Branco.

Referências

ABREU, Maurício de. A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Estado capitalista e a produção desigual do espaço no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Sertão vira Calçadão: A transformação do rural em urbano em Campo Grande, Rio de Janeiro, ao longo do século XX. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GODOY, Paulo Roberto Teixeira (org.). História do Pensamento Geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Península, 1978.

LOURENÇO, Alexandre da Silva. O bairro de Campo Grande: representações, impasses, perspectivas e particularidades de "um" processo de reestruturação urbana. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias Geográficas. São Paulo: Annablume, 2005.

PINTAUDI, Silvana. Anotações sobre o espaço do comércio e do consumo. In: CARRERAS, Carles; PACHECO, Susana Mara Miranda. Cidade e comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2009.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EdUSP, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

BARATA, Paulo Henrique Araújo. A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 24, p. 167–204, 2020. DOI: 10.12957/revmar.2020.47756. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/47756. Acesso em: 6 dez. 2025.