A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças.

Authors

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Cristiane Mayumi Morinaga Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19173

Keywords:

Fotografia, livro didático, semiótica peirciana.

Abstract

Este artigo objetiva estudar o potencial de significação das fotografias em livros didáticos para o Ensino Fundamental. Utilizando como base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, foi realizada uma análise comparativa entre fotografias publicadas em três diferentes edições de livros de História, de um único autor (Saber e Fazer História, Gilberto Cotrim, 1999; 2009; 2012). Com base nas análises, pudemos identificar os potenciais de significação dos diferentes tipos de fotografias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professor no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor nas Universidades Mackenzie e Santa Cecília.

Cristiane Mayumi Morinaga, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM/USCS)

Published

2018-07-10

How to Cite

CARDOSO, João Batista Freitas; MORINAGA, Cristiane Mayumi. A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças. Logos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, 2018. DOI: 10.12957/logos.2017.19173. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/19173. Acesso em: 11 may. 2025.