A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças.

Autores/as

  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Cristiane Mayumi Morinaga Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19173

Palabras clave:

Fotografia, livro didático, semiótica peirciana.

Resumen

Este artigo objetiva estudar o potencial de significação das fotografias em livros didáticos para o Ensino Fundamental. Utilizando como base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, foi realizada uma análise comparativa entre fotografias publicadas em três diferentes edições de livros de História, de um único autor (Saber e Fazer História, Gilberto Cotrim, 1999; 2009; 2012). Com base nas análises, pudemos identificar os potenciais de significação dos diferentes tipos de fotografias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professor no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor nas Universidades Mackenzie e Santa Cecília.

Cristiane Mayumi Morinaga, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM/USCS)

Publicado

2018-07-10

Cómo citar

CARDOSO, João Batista Freitas; MORINAGA, Cristiane Mayumi. A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças. Logos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, 2018. DOI: 10.12957/logos.2017.19173. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/19173. Acesso em: 12 may. 2025.