O Chile arde: evidências do despertar no país andino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.48823

Palabras clave:

Chile (2019), Imagem, Fotografia

Resumen

Como uma imagem do passado pode ajustar-se tão precisamente à atualidade? Documento ou arte, ilusão ou premonição? Que história esta imagem incendeia? A partir da premissa de que a imagem arde ao tocar o real (DIDI-HUBERMAN, 2012, p.208) e com base nas teses Sobre o Conceito da História de Walter Benjamin (2012), esse artigo se propõe a refletir sobre o trânsito das imagens do campo artístico ao documental, antecipando o acontecimento que faz explodir uma época para fora do curso homogêneo da história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Chaves do Valle, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Doutoranda

Doutoranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do grupo de estudos Imagem/Tempo (UFRJ). Fotógrafa e Professora de Fotografia.E-mail: marcelachaves@gmail.com

Mauricio Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Professor Doutor

Doutor em Comunicação. Professor da Escola de Comunicação/UFRJ. E-mail: mauricio.lissovsky@eco.ufrj.br

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

VALLE, Marcela Chaves do; LISSOVSKY, Mauricio. O Chile arde: evidências do despertar no país andino. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.48823. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/48823. Acesso em: 12 may. 2025.

Número

Sección

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'