Notícias de crime e formação da opinião pública: O caso do referendo sobre o comércio de armas no Brasil
Palavras-chave:
Referendo sobre o comércio de armas, mídia, crime, risco, vítimaResumo
O referendo sobre a proibição do comércio de armas no Brasil permite observar tendências e deslocamentos recentes na constituição do espaço público e na relação dos indivíduos com o Estado, particularmente quanto aos temas da segurança e da violência. Apoiado em uma pesquisa empírica sobre o RJ TV de 2004, este artigo analisa como as notícias de crime constituem a realidade fenomênica da segurança pública. No primeiro momento, confrontamos a retórica das campanhas com essa embocadura cotidiana da mídia. No segundo momento, através da elaboração dos conceitos de vítima virtual e de direito ao risco, refletimos criticamente sobre o sentido de responsabilidade individual e de liberdade em uma “democracia de riscos”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VAZ, Paulo; LISSOVSKY, Mauricio. Notícias de crime e formação da opinião pública: O caso do referendo sobre o comércio de armas no Brasil. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 89–107, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12470. Acesso em: 26 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.