Consumo e diferenciação social: representações ficcionais dos espaços de refeição

Authors

  • Marcia Perencin Tondato Doutora em Comunicação pela ECA/USP, docente do PPG Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2013.7713

Keywords:

Comunicação. Consumo. Classes socioeconômicas. Ficção televisiva.

Abstract

Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que Marshall McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

TONDATO, Marcia Perencin. Consumo e diferenciação social: representações ficcionais dos espaços de refeição. Logos, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.12957/logos.2013.7713. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/7713. Acesso em: 18 may. 2025.