TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: O FENÔMENO DA REINSERÇÃO COMO GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

Autores

  • Cláudio Victor de Castro Freitas
  • MOISES LOURENÇO DE ALMEIDA

Palavras-chave:

TRABALHO ESCRAVO; LEGISLAÇÃO BRASILEIRA; DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Resumo

O presente artigo se propõe analisar o trabalho análogo à escravidão no Brasil, enfatizando a reinserção como um terceiro pilar essencial para a reabilitação dos trabalhadores resgatados. A pesquisa explora o contexto histórico da escravidão no Brasil, a evolução do Direito do Trabalho e a atuação de órgãos e entidades no combate a essa violação de princípios fundamentais, como a Dignidade da Pessoa Humana e a Valorização do Trabalho Humano. A metodologia utilizada é de natureza básica, abordagem qualitativa e caráter exploratório, baseada em revisão bibliográfica. O objetivo é obter uma visão abrangente da reinserção, seus desafios e a qualificação das ações para sua concretização, desmistificando os obstáculos para sua plenificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-23

Como Citar

DE CASTRO FREITAS, Cláudio Victor; LOURENÇO DE ALMEIDA, MOISES. TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA: O FENÔMENO DA REINSERÇÃO COMO GARANTIA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Labuta: Revista Eletrônica de Direito do Trabalho e Previdência, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/labuta/article/view/91640. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos