Radio UERJ and the Program Elderly in Focus (Idoso em Foco): conversations between generations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.85743

Abstract

This article aims to report the experience of the “Idoso em Foco” program, which makes up the schedule of Rádio Uerj, a university web radio, linked to the Educational Technology Center (CTE/Uerj). “Idoso em Foco” features episodes with themes that intertwine health, culture, constitutional rights and other issues that concern the elderly population. Data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) point to the growth of this population in Brazil. Therefore, in the context of the objectives of a university radio, these themes become relevant guidelines for civic and social training, both for radio listeners and for the team that thinks and prepares the program. With a dynamic format, students, experts, technical staff and representatives of the elderly population talk to each other, in an intergenerational proposal, which takes on more than an informative and educational character, with which Rádio Uerj consolidates itself as a journalistic and producing space of educational content.

Keywords: Educommunication, citizenship training, Rádio Uerj.

 

A Rádio UERJ e o Programa Idoso em Foco: conversas entre gerações

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência  do programa “Idoso em Foco”, que compõe a grade da Rádio Uerj, uma webrádio universitária, vinculada ao Centro de Tecnologia Educacional (CTE/Uerj). “Idoso em foco” traz  episódios com temáticas que entrelaçam saúde, cultura, direitos constitucionais e outras questões que dizem respeito à população idosa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam para o crescimento dessa população no Brasil. Portanto, no contexto dos objetivos de uma rádio universitária, essas temáticas tornam-se pautas relevantes para uma formação cidadã e social, tanto dos ouvintes da rádio, quanto da equipe que pensa e elabora o programa. Com um formato dinâmico, estudantes, especialistas, equipe técnica e representantes da população idosa conversam entre si, em uma proposta intergeracional, que assume mais do que um caráter informativo e educativo, com a qual a Rádio Uerj se consolida como um espaço jornalístico e produtor de conteúdo educativo.

Palavras-chave: Educomunicação, formação cidadã, Rádio Uerj.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Aires de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista Qualitec. Centro de Tecnologia Educacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Michele Silva de Avelar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Técnica Universitária Superior. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Thalyta Mitsue Leite Toda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Técnica Universitária Superior. Centro de Tecnologia Educacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

References

ALMEIDA, M.C.X. Educação como aprendizagem da vida. Educar, Curitiba, n.32, 2008. p.43-55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/97H53pCZzXJ4bg8Y9r9nZpN/?format=pdf&lang=pt Acesso em 07 dez 2023.

BAHIA, L. M. A rádio comunitária na construção da cidadania e da identidade. In: PRETTO, N. de L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB à WEB: O rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010. p.93-104. ISBN 978-85-7526-448-5.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o Estado da Arte. In: BARCA, A.; PERALBO, M.,

PORTO, A., SILVA, B. D. da, ALMEIDA, L. (Eds.) Libro de Actas do Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2007. p.837-846. ISSN: 1138-1663. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf Acesso em 04 ago 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: Brasília, n.1, 05 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Diário Oficial da União: 03 out. 2003

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, v.2 n.10, out., 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/boletim_tematico/saude_idoso_outubro_2022-1.pdf . Acesso em 09 nov 2023.

Centro de Educação e Assessoramento Popular. O SUS e a efetivação do direito humano à saúde. Passo Fundo: Saluz, 2017. 120p. ISBN 978-85-69343-33-2. Disponível em: http://www.conselhodesaude.rj.gov.br/images/documentos/cartilha-ceap.pdf Acesso em 10 nov 2023

GOMES, I.; BRITTO, V. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Censo 2022, IBGE, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos Acesso em 07 dez de 2023.

Histórico. Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.cte.uerj.br/o-cte/historico/ Acesso em 10 nov 2023.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre, RS, v. 63, n.3, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741 . Acesso em 09 nov. 2023.

PERUZZO, C. M. K. Rádios Livres e Comunitárias, legislação e educomunicação. In: PRETTO, N. de L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB à WEB: O rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010. p.93-104. ISBN 978-85-7526-448-5.

População idosa sobe para 15,1% em 2022, diz IBGE. G1, [S.l.], 16 de junho de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/06/16/populacao-idosa-sobe-para-151percent-em-2022-diz-ibge.ghtml Acesso em 09 nov. 2023.

PRETTO, N. de L.; BONILLA, M. H. S.; SARDEIRO, C. Radio Web na Educação: possibilidades e desafios. In: PRETTO, N. de L.; TOSTA, S. P. (Org.). Do MEB à WEB: O rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010. p.93-104. ISBN 978-85-7526-448-5.

PRETTO, N.; COSTA PINTO, C. da. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n.31, jan/abr, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4vpwVbvgbkFRLRq4BPqzFHf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 29 dez 2023.

SIMÕES, J.A. Velhice e o espaço político. In: LINS DE BARROS, MM (Org.) Velhice ou Terceira Idade? Estudos Antropológicos sobre identidade, memória e política. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2000

TEIXEIRA, E. L.; THEME, A. C. Rádio Uerj: a universidade sem fronteiras. Relato de uma experiência. In: ALBUQUERQUE, E. MEIRELES, N. (Org.) Rádios universitárias: experiências e perspectivas [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019. p.291-305.

Uerj se mantém no top 10 das melhores universidades brasileiras, segundo ranking internacional CWUR. Uerj, Notícias, Atualidades, Rio de Janeiro, 17 de maio de 2023. Disponível em: https://www.uerj.br/noticia/uerj-se-mantem-no-top-10-das-melhores-universidades-brasileiras-segundo-ranking-internacional-cwur/. Acesso em 10 nov 2023.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Projeto Pedagógico Institucional. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2017/10/PPI_Uerj2015.pdf Acesso em 10 nov 2023.

VALLA, V.V.; STOTZ, E. N. Participação Popular, Educação e Saúde: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

Published

2024-12-20

How to Cite

FARIAS, Letícia Aires de; DE ALMEIDA IGNATIUK WANDERLEY, Sonia Maria; SILVA DE AVELAR, Michele; LEITE TODA, Thalyta Mitsue. Radio UERJ and the Program Elderly in Focus (Idoso em Foco): conversations between generations. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 38, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.85743. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/85743. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Most read articles by the same author(s)