Encontros entre trabalhadores: A Universidade Aberta à Terceira Idade como espaço para confrontação de memórias

Autores

  • Sheille Soares Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Meneses de Sousa Santos PPGH/UFU

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.5707

Palavras-chave:

Trabalhadores, UNATI, Memórias

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.5707

Propomos apresentar algumas questões suscitadas a partir do desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Produzindo Memórias e Histórias, vinculado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI. Este programa é uma atividade institucional realizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Entre agosto de 2011 e junho de 2012 promovemos algumas reflexões a partir de documentos, como entrevistas orais, programas de rádio, fichas de assistência social, entre outros. O interesse foi debater os sentidos expressos na produção desses materiais, confrontando valores e atuações dos sujeitos que protagonizaram as relações evidenciadas. O texto destaca a identificação de uma condição de classe, comum aos trabalhadores, mas também expõe compreensões e encaminhamentos distintos ao se tratar essa condição em nossas próprias trajetórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheille Soares Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em História pelo PPGH/UFU, Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em História Social do Trabalho e da Cidade (UNIOESTE) e ao Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho (UFU)

Carlos Meneses de Sousa Santos, PPGH/UFU

Bolsista CAPES. PPGH/UFU

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

FREITAS, Sheille Soares; SANTOS, Carlos Meneses de Sousa. Encontros entre trabalhadores: A Universidade Aberta à Terceira Idade como espaço para confrontação de memórias. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 17-19, p. 19, 2014. DOI: 10.12957/interag.2014.5707. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/5707. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS