Banco de Dentes Humanos: ética a serviço do ensino e da pesquisa - a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2015.21857Palavras-chave:
Dentes humanos, Educação, Ética.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2015.21857
A utilização de dentes humanos é rotineira na formação profissional e em pesquisas científicas de alta relevância em Odontologia. Um banco de dentes humanos permite que atividades didático-científicas que utilizam dentes humanos sejam realizadas dentro dos preceitos éticos quanto ao uso de material biológico, contribuindo para coibir o comércio de dentes humanos. O objetivo do presente artigo foi abordar questões éticas e legais acerca do emprego de dentes humanos no ensino e na pesquisa em Odontologia e relatar a experiência da Faculdade de Odontologia da UERJ com o projeto Banco de Dentes Humanos, implantado como um projeto de extensão, com caráter multidisciplinar, resultante do trabalho dos estudantes vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor tutor. O BDH FO-UERJ reforça a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão e tem tido importante função na formação ética dos estudantes de Odontologia, no suporte às atividades didático-científicas e no estímulo à discussão do tema junto à sociedade.
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