Projeto Odontologia Médica: enfim... a interação da Odontologia com a Medicina na UERJ
Palavras-chave:
Odontologia, Medicina e Extensão universitáriaResumo
O objetivo deste trabalho foi demonstrar ainserção da Odontologia no curso de Medicinada UERJ e avaliar o nível de conhecimentodos internos/residentes em Pediatria sobresaúde bucal. Analisaram-se 109 questionáriosrespondidos pelos alunos que estagiaramno Ambulatório de Pediatria de 1997 a 2001,período em que foram ministradas aulas pelaequipe do Projeto Odontologia Médica, aprovadopelo Comitê de Ética em Pesquisa doHupe-UERJ. Os dados foram analisados peloEpiinfo (qui-quadrado). A idade média dosalunos foi 23,9 anos, destes 52(47,7%) eramresidentes. Em relação à amamentação,90(86,6%) orientavam o'início do desmameaos seis meses, 62 (56,9%) sugeriam que,após esta idade, a alimentação noturna poderiaser eliminada e 50(45,9%) indicavam odesmame completo aos 12 meses. Porém, apenas29(26,6%) tinham conhecimento de queas mães de seus pacientes realizavam a higienebucal após as mamadas. O encaminhamentopara o Odontopediatra era indicadopor 66 (60,6%), mas 40 (60,6%) o faziamapenas quando detectavam algum problemabucal. De toda a amostra, 88 (80,7%) nãoacreditavam na associação entre cárie e antibióticoe 108 (99,1%) não achavam necessáriaa prescrição de flúor sistêmico. Embora nãosignificativo, estatisticamente, os residentesdiscutiam mais sobre higiene bucal com asmães do que os internos (p=0,07). Os resultadossugerem que o conhecimento sobre saúdebucal dos internos/residentes, em algunsaspectos, deve ser melhorado e que a presençada Odontologia no Ambulatório atua comoum fator facilitador para este fim.Downloads
Como Citar
BARBOSA, Maria Eliza; VELOSO, Marília Antony; GOLDNER, Maria Teresa; SOVIERO, Vera Mendes; FERNANDES, João Carlos; MIRANDA, Luciano Abreu de. Projeto Odontologia Médica: enfim... a interação da Odontologia com a Medicina na UERJ. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 55, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18657. Acesso em: 16 mar. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.