A extensão universitária sob foco de estudo: reflexões sobre limites e desafios
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15543Palavras-chave:
Universidade. Extensão. Sociedade.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2016.15543
Este artigo objetiva analisar as práticas extensionistas desenvolvidas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), especificamente no Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Sua relevância é a possibilidade de socializar as limitações e os desafios dessas ações. Os procedimentos metodológicos deste estudo foram: pesquisa bibliográfica, documental e de campo (questionário) com abordagem analítica qualitativa. Analisar a extensão universitária foi uma tarefa árdua e complexa, sendo necessário entendê-la como um mecanismo de aproximação com a sociedade. Os resultados fundamentaram a percepção de que a extensão é uma das funções universitárias que juntamente com o ensino e a pesquisa, possibilita que as instituições cumpram sua responsabilidade que se refere ao desenvolvimento econômico e social. E para que isto se torne possível, é preciso que socializem na comunidade os conhecimentos que produzem nas pesquisas, isso acontece por meio dos projetos extensionistas. Enfim, constatou-se que a universidade que desempenha o tripé constitucional (ensino, pesquisa e extensão) consegue assimilar as demandas sociais e incorporá-las em suas ações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.