A Promoção das Relações entre a Universidade e o Município: desafios do programa de extensão UERJ Teresópolis Construindo Vínculos

Authors

  • Leandro Souza Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25218

Keywords:

víncilos, desenvolvimento regional, cidadania

Abstract

Entende-se que a relação com a comunidade em que está inserida é primordial nos programas de extensão, e é ponto de partida para o projeto construindo vínculos, visto que seu principal objetivo é estreitar as relações entre a universidade e o município de Teresópolis uma vez que, apesar de estar na cidade desde 2010, ainda há muitos teresopolitanos que desconhecem a presença da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ) na sua cidade. Desde o início o Projeto vem atuando com ações pedagógicas e sociais e, com o tempo, vem buscando diversificar tais atividades. Os programas de extensão cumprem um papel de fortalecimento das raízes da universidade, não permitindo que ela se distancie dos problemas vividos pelos cidadãos em seu entorno ao mesmo tempo em que mostra sua relevância na vida da comunidade onde está inserida. Paulatinamente o programa vai abrindo frentes de trabalho, fazendo contatos, envolvendo pessoas e instituições que passam a conhecer a universidade e a se relacionar com ela. É um esforço contínuo e que tem ajudado os alunos a terem uma formação mais ampla, não apenas técnica, mas principalmente cidadã, ciente dos seus direitos, dos seus deveres, dos problemas e das outras realidades que os cercam.

Author Biography

Leandro Souza Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Instituto de Geografia, Departamento de Turismo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEOG/Dtur - UERJ)

Published

2018-10-24

How to Cite

Moura, L. S. (2018). A Promoção das Relações entre a Universidade e o Município: desafios do programa de extensão UERJ Teresópolis Construindo Vínculos. Interagir: Pensando a extensão, (24), 133–145. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25218

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA