O uso de práticas de educomunicação no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.78794

Palavras-chave:

Educomunicação, Ensino à distância, Educação e Saúde

Resumo

Utilizando ferramentas de educomunicação, realizamos atividades para multiplicar, popularizar e disseminar o conhecimento técnico-científico em turmas de graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia da modalidade de ensino à distância (EAD) do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Os discentes foram capacitados à desenvolver elementos informativos e de divulgação referentes à saúde individual, coletiva e ambiental em atividades avaliativas na disciplina Educação e Saúde. As ações foram realizadas no período de 2016 a 2022 e contaram com a participação de mais de 2.500 discentes. A estratégia se revelou eficiente, tornando o aprendizado mais participativo e dinâmico, além de propiciar uma prática educativa emancipatória para os alunos. Introduzimos a partir do primeiro semestre de 2022 o uso de podcasts como ferramenta educacional adjuvante, criando um canal para oferta de conteúdo de apoio de qualidade e grande plasticidade de interação.

Biografia do Autor

Jemima Fuentes Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Histologia e Embriologia, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - UERJ. Coordenadora do Projeto A produção de Podcast na área de Educação e Saúde como
ferramenta de divulgação científica no Ensino Superior à Distância.

Marcelo Aguiar Costa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Genética, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - UERJ. Coordenador de Graduação do Curso de Ciências Biológicas, Coordenador do Laboratório de Genética Molecular Humana e Coordenador do Projeto Elos de Cidadania.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

DA SILVA, Jemima Fuentes Ribeiro; COSTA LIMA, Marcelo Aguiar. O uso de práticas de educomunicação no processo de ensino-aprendizagem. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.78794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/78794. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA