Educação e Cidadania: Implicações para a Educação em Saúde

Autores

  • Mariana Passos UERJ / UNESA
  • Maria Isabel de Castro de Souza UERJ
  • Renata Rocha Jorge UERJ / UNIGRANRIO
  • Luciana Freitas Bastos UERJ / UNIGRARIO
  • Urubatan Vieira de Medeiros UERJ / UFRJ

Resumo

As mudanças na política do Brasil foramacompanhadas por mudanças nos modelosde saúde. Da mesma forma, as mudançasnas concepções de educação influenciaramfortemente a construção dosmodelos de saúde. Essa influência podeser percebida de maneira mais evidentena construção do modelo de Promoçãode Saúde, uma vez que, nesse modelo,as pessoas passam a ser vistas em sua autonomiacomo sujeitos capazes de progredirda ação individual para a coletiva,ocorrendo transformações nas suas condiçõesde vida. Essas transformações sóacontecem através da educação. Dentrodeste conceito, o método educativo dePaulo Freire destaca-se como a mais importantecontribuição para a aplicaçãodesta prática. Ela possibilita a construçãoprática de relações mais emancipatórias,autônomas e dialógicas entre profissionaisde saúde e usuários. Assim, é aindaimportante que a formação dos profissionaisde saúde seja repensada paraque o modelo de Promoção de Saúde seconsolide efetivamente.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Castro de Souza, UERJ

Arquiteta e Urbanista pela UFJF. (2000-2004) . Integrante da Pesquisa e do Programa Urbanismo em Minas Gerais, a partir de 2004.

Downloads

Publicado

2016-02-17

Como Citar

Passos, M., Souza, M. I. de C. de, Jorge, R. R., Bastos, L. F., & Medeiros, U. V. de. (2016). Educação e Cidadania: Implicações para a Educação em Saúde. Interagir: Pensando a extensão, (11), 13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2530

Edição

Seção

ENSAIOS