A Inserção do Curso de Técnico em Saúde Bucal na Policlínica Piquet Carneiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2014.13569Palavras-chave:
Odontologia, Serviço de Saúde Bucal /Recursos Humanos, Odontologia em Saúde PúblicaResumo
DOI: 10.12957/interag.2014.13569
No Brasil, o Técnico em Saúde Bucal (TSB) éuma categoria auxiliar no campo da saúde bucalcriada o final da década de 1970, que sofreuuma considerável expansão com o atual modeloadotado pela odontologia, baseado na promoçãode saúde, e com as políticas públicas desaúde bucal vigentes no país. Nesse contexto, oSistema Único de Saúde (SUS) atualmente é oprincipal empregador do Técnico em Saúde Bucal.O objetivo do nosso artigo é o de descrevera experiência da implantação do estágio extramurosdo curso de formação de TSB no serviçode Odontologia da Policlínica Piquet Carneiro.Essa parceria tem oportunizado imersão pelosalunos em cenários de prática que se traduzemnum espaço privilegiado e os aproximam tantode uma equipe multiprofissional quanto das demandasreais do processo de trabalho, gerandobenefícios diretos para a formação dos alunos epara o fluxo do serviço, bem como uma melhorassistência ao usuário. Assim, este estágio extensionistaencontra numa unidade multidisciplinardo SUS a oportunidade da integração entreteoria e prática e, consequentemente, conduza formação de TSBs às competências exigidaspara os profissionais que atuam no sistema públicode saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.