Parlamento Jovem Ouro Preto 2015: Segurança Pública e Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2018.23559Palavras-chave:
Direitos Humanos, Legislativo, CidadaniaResumo
O “Parlamento Jovem e Educação Cidadã” é um dos projetos de extensão do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e teve como o tema de 2015: “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O projeto tem um duplo objetivo: o primeiro é a conscientização de estudantes do ensino médio sobre o funcionamento dos três poderes e a promoção da participação política dos jovens no meio social; o segundo é o desenvolvimento de capacidades de percepção dos problemas que envolvem a comunidade que os rodeia por parte dos estudantes do curso de direito da UFOP. A metodologia utilizada pelo projeto é a “pesquisa-ação”, de forma que os extensionistas e os alunos do ensino médio constroem de modo cooperativo e participativo instrumentos que possam modificar a realidade estudada. Para a concretização dessa metodologia são utilizadas oficinas, palestras, visitas técnicas e dinâmicas que informam e incentivam a reflexão dos estudantes sobre o tema estudado. O tema foi desenvolvido durante todo ano de 2015 e chegou ao final do projeto com a participação dos estudantes das escolas de Ouro Preto em todas as etapas do projeto e ao final produziram um a documento base que pode ser convertido em lei pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.