Dialogando com estudantes universitários sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Autores

  • Thelma Spindola Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Silvia Rocha Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Passos Sodré Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Hugo de Andrade Peixoto Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Mary Hellem Silva Fonseca Universidade do estado do Rio de Janeiro
  • Leticia Tambasco Universidade do estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.22203

Palavras-chave:

doenças sexualmente transmissíveis, educação em saúde, enfermagem

Resumo

Os jovens são um grupo vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis em função de suas características próprias. Considerando a população que ingressa anualmente nas universidades é constituída majoritariamente por pessoas jovens, torna-se relevante dialogar com esses estudantes acerca das doenças transmitidas pela prática do sexo inseguro. Este estudo tem o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “Quando o assunto é prevenção: dialogando com os jovens acerca das doenças sexualmente transmissíveis”, realizado nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Descreve os momentos de interação com os jovens e a vivência das dinâmicas adotadas na execução da ação. As atividades tiveram início em 2013 e, desde então, o projeto já atingiu aproximadamente 600 jovens dos cursos de educação física, enfermagem, educação e odontologia. Em 2014 os alunos da Fundação da Infância e Adolescência, com sede na UERJ, com idades entre 13 e 16 anos foram incluídos na ação. Os estudantes são receptivos, demonstram boa aceitação e interesse durante a realização das dinâmicas e participam ativamente das atividades propostas pelos integrantes da equipe. As atividades buscam esclarecer a população jovem sobre as doenças sexualmente transmissíveis, estimulando a reflexão da importância da prática do sexo seguro para a prevenção da ocorrência das infecções, e a adoção de hábitos de vida saudáveis para a prevenção de agravos para a saúde sexual e reprodutiva. A aids se destaca como a doença mais conhecida entre os estudantes. Acreditamos que o diálogo e ações de conscientização podem favorecer a mudança de atitude e contribuir para a redução da ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis entre os jovens.

Biografia do Autor

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Coordenadora do Projeto de Extensão.

Claudia Silvia Rocha Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UERJ. Voluntária do Projeto de extensão.

Carolina Passos Sodré, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Extensão.

Hugo de Andrade Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Estudante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Proiniciar.

Mary Hellem Silva Fonseca, Universidade do estado do Rio de Janeiro

Estudante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Proiniciar.

Leticia Tambasco, Universidade do estado do Rio de Janeiro.

Estudante da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Voluntária do projeto de extensão.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

SPINDOLA, Thelma; OLIVEIRA, Claudia Silvia Rocha; SODRÉ, Carolina Passos; PEIXOTO, Hugo de Andrade; FONSECA, Mary Hellem Silva; TAMBASCO, Leticia. Dialogando com estudantes universitários sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, p. 60–68, 2018. DOI: 10.12957/interag.2017.22203. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/22203. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)