Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões

Autores

  • Jéssica Ricci Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Alessandra Carla Teixeira Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Barbára Grace Tobaldini Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.16830

Palavras-chave:

Educação científica, CTS, Ensino médio

Resumo

A abordagem metodológica de ensino voltada para a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é apontada como uma alternativa para a educação científica das pessoas em geral. Tal abordagem norteia o desenvolvimento de módulos didáticos no Subprojeto Biologia/PIBID/Unioeste. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar e discutir se houve a construção do conhecimento sobre a relação entre o ser humano e tubarões e/ou piranhas durante o desenvolvimento de um módulo didático estruturado com base na abordagem CTS. Para isto, foram desenvolvidas cinco aulas nas quais se destacamos as seguintes atividades: leitura e discussão de reportagens, realização de um debate e elaboração de redação individual. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma do 2° ano do ensino médio de um Colégio Público de Cascavel – PR. Ao longo do desenvolvimento das atividades observamos que a abordagem CTS promoveu a participação ativa dos alunos, pois aproximou o conteúdo do seu contexto social. Com isso consideramos que os resultados obtidos em nossas atividades foram bem sucedidos, uma vez que contribuiu para a construção de conhecimentos pelos alunos, no que se refere à resolução de problemas sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos frente aos problemas envolvendo relações CTS.

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde,  Ensino de Ciências.

Barbára Grace Tobaldini Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Centro de Ciências Biológicas, Educação.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

LIMA, Jéssica Ricci; RIBEIRO, Alessandra Carla Teixeira; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; LIMA, Barbára Grace Tobaldini. Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 23, p. 180–190, 2017. DOI: 10.12957/interag.2017.16830. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/16830. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)