Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.16830Palavras-chave:
Educação científica, CTS, Ensino médioResumo
A abordagem metodológica de ensino voltada para a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é apontada como uma alternativa para a educação científica das pessoas em geral. Tal abordagem norteia o desenvolvimento de módulos didáticos no Subprojeto Biologia/PIBID/Unioeste. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar e discutir se houve a construção do conhecimento sobre a relação entre o ser humano e tubarões e/ou piranhas durante o desenvolvimento de um módulo didático estruturado com base na abordagem CTS. Para isto, foram desenvolvidas cinco aulas nas quais se destacamos as seguintes atividades: leitura e discussão de reportagens, realização de um debate e elaboração de redação individual. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma do 2° ano do ensino médio de um Colégio Público de Cascavel – PR. Ao longo do desenvolvimento das atividades observamos que a abordagem CTS promoveu a participação ativa dos alunos, pois aproximou o conteúdo do seu contexto social. Com isso consideramos que os resultados obtidos em nossas atividades foram bem sucedidos, uma vez que contribuiu para a construção de conhecimentos pelos alunos, no que se refere à resolução de problemas sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos frente aos problemas envolvendo relações CTS.Downloads
Publicado
2017-09-25
Como Citar
LIMA, Jéssica Ricci; RIBEIRO, Alessandra Carla Teixeira; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; LIMA, Barbára Grace Tobaldini. Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 23, p. 180–190, 2017. DOI: 10.12957/interag.2017.16830. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/16830. Acesso em: 24 mar. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.