História da América Latina: diálogos possíveis entre a sociologia das ausências e os livros didáticos de História

Autores

  • Edson Antoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57515

Palavras-chave:

América Latina, Razão metonímica, não-existência

Resumo

Neste artigo analisamos os conteúdos de história latino-americana presentes em livros didáticos distribuídos às escolas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). À luz do entendimento da razão metonímica, é possível estabelecer uma análise acerca destes materiais didáticos e, consequentemente, compreender alguns elementos que dificultam a constituição de uma identidade latino-americana. Com base neste estudo é possível perceber que, mesmo havendo referências à história latino-americana nas fontes selecionadas, a forma como esse conteúdo é apresentado contribui para a produção daquilo que definimos como a não-existência da experiência histórica latino-americana. Acreditamos que a dificuldade de constituir, a partir do Brasil, uma identidade latino-americana, bem como, a perspectiva do latino-americano como um sujeito outro, é resultado desse processo de formação que encontra nos materiais didáticos uma importante base de apoio. encontra nos materiais didáticos uma importante base de apoio.       

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

ANTONI, Edson. História da América Latina: diálogos possíveis entre a sociologia das ausências e os livros didáticos de História. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 74–91, 2021. DOI: 10.12957/intellectus.2021.57515. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/57515. Acesso em: 10 maio. 2025.