A divulgação científica (DC) das pesquisas de educação: alternativas ‘além muros’

Autores

  • Andressa Abreu da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Manuela Ciconetto Bernardi Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65657

Palavras-chave:

Divulgação científica (DC), Comunicação, Pesquisas de educação.

Resumo

Apesar do desenvolvimento tecnológico e comunicacional, percebe-se que grande parte das investigações é divulgada apenas no meio acadêmico-científico, não atingindo a sociedade, comunidade e atores sociais. Este estudo discute e problematiza como efetivamente chegar aos sujeitos e lista alternativas para a divulgação científica (DC) tendo como base as pesquisas de educação. No trajeto, embasadas por pesquisadores da temática, versamos sobre o ciclo de produção científica e suas implicações, tais como o excesso de produção, qualidade, relevância, originalidade e a transferibilidade, além da expansão informacional e da comunicação no contexto contemporâneo e, por fim, listamos alternativas para a divulgação ‘além muros’. As reflexões servem de alerta e apoiam os esforços na promoção e divulgação do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Educação, Linguagem e Tecnologia. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade II. Mestrado em Educação (2020) na mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018). Foi uma das organizadoras do Boletim Informativo do PPGEdu-UCS durante dois semestres. Estágio docente concluído em uma disciplina de Graduação, Tópicos da Evolução do Pensamento Matemático. Atualmente, atua como docente na Educação Básica (Fundamental e Médio) de uma escola estadual.

Manuela Ciconetto Bernardi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre e Doutoranda em Educação pelo PPGEdu - UCS na linha de História e Filosofia da Educação. Bolsista PROSUC/CAPES. Membro da Associação Sul-Riograndense de pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Participante do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Editora de seção na Revista Conjectura (UCS). Tem experiência com documentação e pesquisas genealógicas. Temáticas de interesse: História da Educação; Imigração italiana; Analfabetismo e alfabetismo de imigrantes.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

da Silva, A. A., & Bernardi, M. C. (2022). A divulgação científica (DC) das pesquisas de educação: alternativas ‘além muros’. Intellèctus, 21(1), 264–281. https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65657