n. 18 (2020)

Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática.

O contexto contemporâneo impõe uma série de desafios à tarefa dos especialistas em história, tanto professores quanto pesquisadores de história: grande /mobilização de experiências do passado em função de projetos políticos inscritos no presente; circulação da história em diversos meios e públicos, para além da universidade e da escola, inclusive em meio digital; questionamento do estatuto de verdade histórica produzida pela história disciplinar, tendo em vista a necessidade de evidenciação da neutralidade/imparcialidade na narrativa dos eventos passados. Ao mesmo tempo, considerando os protocolos e limites da prática historiográfica, enfrentamos o desafio ético de intensificar valores democráticos no debate público, por vezes desgastados e enfraquecidos em ambiente de crise, como é o caso da crise brasileira atual, valores tais como a educação em direitos humanos, antirracista, aberta ao primado da diferença, em suma, a formação de uma cultura democrática substantiva no tempo presente que é o nosso. Mas, afinal, quais serão os principais desafios ético-políticos do historiador e do professor contemporâneo em meio a este contexto de enunciação da história? Em que medida este contexto, marcado pelo esgarçamento da democracia, constantemente desafiada pelo discurso de ódio e violência na política, interfere nas condições de produção historiográficas e nas diferentes modalidades de ensino e aprendizagem da história? Como pensar a articulação entre experiência democrática (em restituição e formação), pensamento histórico e temporalização da história? Como podemos pensar, em termos teórico-metodológicos, o estatuto do engajamento/intervenção pública do historiador no tempo presente? Como as formas do ensaio e da síntese históricas podem contribuir nessa agenda?  Eis as questões que mobilizam e atravessam este dossiê temático, buscando reunir artigos das áreas de teoria da história, história da historiografia, pesquisa em ensino de história, educação e humanidades de um modo geral.

Sumário

Expediente

Expediente
Comitê Editorial
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2-5

Apresentação

TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA
Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
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6-16

Dossiê

Marcelo Abreu, Marcelo Rangel
17-36
Daniel Pinha
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37-63
Rodrigo Perez Oliveira
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64-85
Viviane Araújo
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86-106
Breno Mendes
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107-128
Raone Cassin Maia Ferreira
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129-150
Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, Carolina Miranda de Oliveira
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151-176
Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Rosiane Ribeiro Bechler, Cyntia Simioni França
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177-199
Andréa Sannazzaro Ribeiro
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200-215

Artigos livres

Cássio Augusto Guilherme
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216-235
Alline Assis Xavier Maia
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236-253