n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática.

					Visualizar n. 18 (2020): Historiografia e Ensino de História em tempos de crise democrática.

O contexto contemporâneo impõe uma série de desafios à tarefa dos especialistas em história, tanto professores quanto pesquisadores de história: grande /mobilização de experiências do passado em função de projetos políticos inscritos no presente; circulação da história em diversos meios e públicos, para além da universidade e da escola, inclusive em meio digital; questionamento do estatuto de verdade histórica produzida pela história disciplinar, tendo em vista a necessidade de evidenciação da neutralidade/imparcialidade na narrativa dos eventos passados. Ao mesmo tempo, considerando os protocolos e limites da prática historiográfica, enfrentamos o desafio ético de intensificar valores democráticos no debate público, por vezes desgastados e enfraquecidos em ambiente de crise, como é o caso da crise brasileira atual, valores tais como a educação em direitos humanos, antirracista, aberta ao primado da diferença, em suma, a formação de uma cultura democrática substantiva no tempo presente que é o nosso. Mas, afinal, quais serão os principais desafios ético-políticos do historiador e do professor contemporâneo em meio a este contexto de enunciação da história? Em que medida este contexto, marcado pelo esgarçamento da democracia, constantemente desafiada pelo discurso de ódio e violência na política, interfere nas condições de produção historiográficas e nas diferentes modalidades de ensino e aprendizagem da história? Como pensar a articulação entre experiência democrática (em restituição e formação), pensamento histórico e temporalização da história? Como podemos pensar, em termos teórico-metodológicos, o estatuto do engajamento/intervenção pública do historiador no tempo presente? Como as formas do ensaio e da síntese históricas podem contribuir nessa agenda?  Eis as questões que mobilizam e atravessam este dossiê temático, buscando reunir artigos das áreas de teoria da história, história da historiografia, pesquisa em ensino de história, educação e humanidades de um modo geral.

Publicado: 2020-04-30

Expediente

  • Expediente

    Comitê Editorial
    2-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50262

Apresentação

  • TEORIA, HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE DEMOCRÁTICA

    Daniel Pinha, Marcelo Rangel, Rodrigo Perez oliveira
    6-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50328
  • MEMORY, HISTORICAL CULTURE, AND HISTORY TEACHING IN THE CONTEMPORARY WORLD

    Marcelo Abreu, Marcelo Rangel
    17-36
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50329
  • DITADURA CIVIL-MILITAR E FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA COMO PROBLEMAS HISTORIOGRÁFICOS: INTERROGAÇÕES DESDE A CRISE

    Daniel Pinha
    37-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50330
  • Por que vendem tanto? O consumo de historiografia comercial no Brasil em tempos de crise (2013-2019)

    Rodrigo Perez Oliveira
    64-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49519
  • NÃO SE META COM MEUS FILHOS: GÊNERO, FAMÍLIA E DISCURSO CONSERVADOR NA CRISE DEMOCRÁTICA LATINO-AMERICANA

    Viviane Araújo
    86-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.50331
  • ENSINO DE HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA

    Breno Mendes
    107-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49959
  • O ENSINO DE HISTÓRIA EM COVERGÊNCIA: DISPUTAS E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO E MOVIMENTOS CONSERVADORES

    Raone Cassin Maia Ferreira
    129-150
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49436
  • ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SEUS CONCEITOS INTEGRADORES

    Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia, Carolina Miranda de Oliveira
    151-176
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49768
  • PUBLICIZAÇÃO E SENTIDOS DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS NA (IN)FORMAÇÃO DE SENSIBILIDADES SOBRE AS TRAGÉDIAS-CRIMES DE MINAS GERAIS

    Nara Rúbia de Carvalho Cunha, Rosiane Ribeiro Bechler, Cyntia Simioni França
    177-199
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49766
  • ENSINO DE HISTÓRIA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROBLEMATIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

    Andréa Sannazzaro Ribeiro
    200-215
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49781

Artigos livres

  • CONFLITOS E DISPUTAS NA ALIANÇA PT E PMDB NA ELEIÇÃO DE 2010.

    Cássio Augusto Guilherme
    216-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.46527
  • Os impasses e os avanços do neopentecostalismo na juventude de São Gonçalo

    Alline Assis Xavier Maia
    236-253
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.47890