n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos

					Visualizar n. 15 (2019): Reflexões sobre e de Angola - Inscrevendo saberes e pensamentos

A Revista Transversos, periódico do Laboratório de estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/UERJ) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Qualis B3, tem o prazer de convidar pesquisadorxs a enviarem artigos
acadêmicos inéditos, notas de pesquisa para o dossiê "Reflexões sobre e de Angola- inscrevendo saberes e pensamentos". A proposta é acolher trabalhos que contemplem estudos que proporcionem o debate sobre a historiografia atual, as populações, as dinâmicas e diferenças sociais e culturais, bem como temáticas transversais ao espectro social. Serão bem-vindas abordagens interdisciplinares que possam contribuir com distintas análises. O dossiê é organizado pelo Prof Dr Helder Bahu (ISCED - HUÍLA), pela Profa Dra Selma Pantoja (UNB), pelo Prof Dr.Gustavo SouSa (LEDDES/UERJ,INES) e pela Profa Dra Marilene Rosa (LEDDES/UERJ). 

Publicado: 2019-04-24

Expediente

  • Expediente

    Revista Transversos
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42152

Apresentação

  • Apresentação

    Revista Transversos
    7-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42030
  • EM ANGOLA O ENSINO BILINGUE PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO E MANUTENÇÃO DA PAZ NACIONAL

    Teresa Almeida Patatas, Joana Quintas
    14-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42031
  • A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais

    Joana Quintas, José Gregório Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves
    31-46
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42032
  • ESCOLHAS ESCOLARES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR:PERFIS E DIFERENCIAÇÃO SOCIAL

    Edgar Essuvi de Oliveira Jacob
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42033
  • REFORMAR A REFORMA: PERCURSO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

    Ermelinda Liberato
    64-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42034
  • Implementação de um Sistema b-Learning na Escola Secundária do Nambambe-Lubango

    Bernardo Chicuma Uhongo
    85-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42036
  • DESLOCAMENTOS NARRATIVOS EM UANHENGA XITU E MOISÉS MBAMBI:UM CONTRIBUTO À CULTURA, LÍNGUA, HISTÓRIA E LITERATURA ANGOLANA

    Alexandre Lucas Selombo Sakukuma
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42037
  • INTELECTUAIS, LUTAS DE RESISTÊNCIA E LÍNGUAS EM ANGOLA

    Heloisa Tramontim de Oliveira, Cristine Görski Severo
    127-140
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42039
  • OS MUSSEQUES DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA E A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS DE LUANDA (1950-1970)

    Alexandre da Silva Santos, Keith Barbosa
    141-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42071
  • NÓS, OS DO MAKULUSU, ROMANCE DE GUERRA COMBATE, VIOLÊNCIA E LIBERTAÇÃO NA NARRATIVA DE LUANDINO VIEIRA

    Edvaldo Aparecido Bergamo, Rogério Max Canedo Silva
    155-178
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42040
  • UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TEXTOS COLONIAIS SOBRE A PROVÍNCIA DO NAMIBE (EX- MOÇÂMEDES) DE 1800 a 1920

    Anibal Simões
    179 - 193
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42041
  • RUY DUARTE DE CARVALHO E O PARADOXO DO MODERNO ESTADO-NAÇÃO ANGOLANO

    Christian Rodrigues Fischgold
    194-212
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42042
  • AUGUSTUS ARCHER, ENTRE O PASSADO E O FUTURO DAS RELAÇÕES ENTRE O IMPÉRIO DO BRASIL E A ÁFRICA PORTUGUESA

    Frederico Antonio Ferreira
    213 -230
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42043
  • VALORIZAR A TRADIÇÃO COMO UMA DAS VIAS PARA A MORALIZAÇÃO DA SOCIEDADE ANGOLANA: O CASO DA OMBALA EKOVONGO

    António Guebe
    231-252
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42044
  • ANGOLA (NÃO É) PARA PRINCIPIANTES: ESTEREÓTIPOS, INTERPELAÇÕES E APRENDIZADOS EM TRABALHO DE CAMPO

    Paulo Ricardo Muller
    253-276
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42259
  • “Povoamento” da Mapunda. Encontros e desencontros num espaço iminentemente Colonial.

    Helder Alicerces Bahu
    277-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42046
  • RUMO À CIDADE. DESLOCAMENTO FORÇADO E URBANIZAÇÂO EM ANGOLA

    Pedro Figueiredo Neto
    299-315
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42047
  • Luanda, Moscou, Pretória e Washington: os discursos presidenciais em Angola sobre as relações internacionais e o conflito com a UNITA (1975-1991)

    Kelly Cristina Oliveira de Araujo
    316-335
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42062
  • VISÃO HOLÍSTICA DOS MUSEUS E ARQUIVOS EM ANGOLA: uma abordagem histórica.

    Santos Garcia Simão
    336-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42048
  • Omissão da marca de plural /s/: uma realidade no Português falado em Angola

    Paulino Soma Adriano
    356-373
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42050

Notas de Pesquisa

  • VIAGEM A ANGOLA: DE QUANDO COMECEI “A FREQUENTAR O SUL”

    Selma Alves Pantoja
    374-386
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42072
  • O Perfil do Formador do Professor Primário e o Desafio do Programa Educar Angola 2030 – uma reflexão.

    Solange Maria Luis, Carla Black
    387-399
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42073
  • MARCAS DA ACÇÃO COLONIAL EM ANGOLA: A LUZ DAS MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESCRITORES ANGOLANOS.

    Yuri Manuel Francisco Agostinho
    400-416
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42074
  • AS PLANTAS - USOS E COSTUMES DOS POVOS DA PROVÍNCIA DA HUÍLA, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM SECURIDACA LONGIPEDUNCULATA E UAPACA KIRKIANA.

    José João Tchamba, José Camongua
    417-432
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42163
  • A COLECÇÃO ARQUEOLÓGICA DO ISCED-HUÍLA: UM PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

    Soraia Santos Ferreira
    433-444
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42076

Experimentações

  • BONGA´S TRANSATLANTIC ROUTES

    Marissa Moorman
    445 - 452
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42077

EXPIRADO - Depoimentos

  • Fluxo de Pesquisa: A tríade material figurino televisivo, vestuário-estilo e moda como objeto de estudo em Luanda

    Michelle Medrado
    453-458
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42057
  • PEIXES NO DESERTO

    Rodrigo Pires de Campos
    459-477
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42058

Artigos livres

  • SERÁ MBÔNGI’A ÑGÎNDU A ESCOLA DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS NO ANTIGO KÔNGO?

    Patrício Batsîkama
    478-502
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42055
  • MIWENE-KONGO: A INSTITUIÇÃO TEOCRÁTICO-ABSOLUTISTA DO REINO DO KONGO, NO SEU PRIMEIRO SÉCULO DE VIDA

    Laurindo Lussimo Rufino
    503-517
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42052
  • DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE

    Paulo José Assumpção dos Santos, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Celeste Azulay Kelman
    518-539
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42054

Entrevista

  • ENTREVISTA AO ESCRITOR BOAVENTURA CARDOSO

    Carmen Lucia Tindó Secco
    540-548
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42059
  • Entrevista á Fernando Pacheco por Aida Freudenthal

    Aida gisela freudenthal
    549-562
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42179