VIAGEM A ANGOLA: DE QUANDO COMECEI “A FREQUENTAR O SUL”
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2019.42072Palavras-chave:
Espaço Urbano, Namibe, Huíla, Angola.Resumo
Trata-se de uma apresentação, na primeira pessoa, das três viagens ao sudoeste de Angola e de como nasceu a ideia de um projeto de pesquisa, os momentos de reconhecimento do terreno, do nascimento e formação da equipe e a fase inicial da pesquisa. Seguido de reflexões sobre o local escolhido, as duas cidades de Lubango e Moçamedes, os antecedentes de outros projetos acadêmicos para a região e os objetos de estudos em destaques. Finalmente, são indicados os encaminhamentos até agora da pesquisa, com seus temas centrais e o que se espera para elaboração de futuros trabalhos.
Referências
CARVALHO, Ruy Duarte de. Vou lá visitar pastores. Lisboa; Edições Cotovia, 2015 (1999).
INE – Instituto Nacional de Estatística, CENSO 2014 – Resultados Definitivos. Recenseamento Geral da População e da Habitação de Angola. Luanda; 2016.
GEHL, Jan & SVARRE, Birgitte. A vida na cidade: como estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Domingos, Nuno & PERALTA, Elsa. Introdução. A Cidade e o Colonial. In: Cidade e Império. Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais (Orgs). Lisboa: Edições 70, 2013.
SARLO, Beatriz. A cidade vista. Mercadorias e cultura urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
RODRIGUES, Cristina Udelsman. Angolan Cities: urban (re) segregation? In: African Cities. Competing Claims on Urban Spaces. Leiden, The Netherlands: BRILL, 2009.
NOORLOOS, Femke van & KLOOSTERBOER, Marjan. African´s new cities: The contested future of urbanization. UrbanStudies, 2018, vol. 55(6) 1223-1241.
PANTOJA, Selma. Cidades Africanas pelo avesso do espelho: Luanda, cotidiano, força e luta. In: PANTOJA Selma (Org.) Em Leituras Cruzadas sobre Angola. Saberes, Culturas e Políticas. São Paulo: Paco, 2019, cap. 2.
CORREIA, Migue A. & ORNELAS, Maria E. (Orgs.) Namibe. Terra da Felicidade. Luanda, Chá de Caxinde, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.