The self-perception of health and safety of health professionals in coping with covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.64120

Palavras-chave:

Covid-19, health professionals, protection speeches, vaccination.

Resumo

During the pandemic, healthcare workers adapted to the new routine of Covid-19 protocols. In addition to the occupational risks of the profession, they also had to deal with the risks related to SARS-CoV-2. Overwork, lack of equipment, vacancies, reduced bed numbers, and fake news about medications without scientific proof, in addition to fear and insecurity in hospitals have led health professionals to exhaustion. The aim of this study is to analyze how self-perception about health and safety of health professionals can be observed in the discourses of protection in the pandemic context. The methodological basis is mixed in nature. The integrative literature review is used together with the questionnaire technique for the survey of information about the self-perception of the studied professionals. The results indicate that, linguistically, the image of professionals about health and safety is a mental health intervention is fundamental, considering that 90.5% of the sample said to be at the limit of exhaustion and 73.8% said to have been psychologically shaken by the pandemic. Stress, anxiety, changes in sleep pattern, and irritability were the most common changes in daily working life. The phenomenon of fake news also proved to be a major difficulty for workers working in the pandemic, and the discourses of the media and the general population directly influenced how to cope with the disease. It is concluded that post-pandemic psychological support is essential for workers and recent studies focused on post-pandemic effects and their influence in terms of discourse analysis.

Keywords: Covid-19, health professionals, protection speeches, vaccination.

Biografia do Autor

Cristine Rodrigues Fernandes Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Professora da Universidade Federal de Itajubá

Curso de Engenharia de Materiais

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professora Associada da Universidade Federal de Itajubá, na área de Comunicação e Expressão e Metodologia de Pesquisa, nas Engenharias. Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Em 2019, concluiu pós-doutorado em Comunicação e Discursos, na linha de Linguística Cognitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FUL Portugal, estudando o uso de metáforas conceituais nas Ciências e em discursos sobre sustentabilidade ambiental. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: discurso, cognição, linguagem, educação/ensino.

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros. Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME, Sociedade Mineira de Engenheiros.

Anna Rita Tomich Magalhães Felippe, Universidade Federal de Itajubá

Doutoranda no Programa em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável - PACPS, na Escola de Arquitetura - UFMG. Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI - Campus Itabira, integrante do corpo docente do Curso de Engenharia de Saúde e Segurança. Experiência nas Engenharias e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Higiene Ocupacional, Saúde e Segurança, Análise e Gestão de Riscos, Engenharia de Incêndio. Pós Graduação (Latu Sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo UNA (2012). Mestrado em Tecnologia de Alimentos pelo UNI-BH (2012). Graduação em Engenharia de Alimentos pelo UNI-BH (2006).

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Rodrigues Fernandes Santos, C., Chantal Duarte Silva, P., Perez Teixeira, R. L., & Tomich Magalhães Felippe, A. R. (2022). The self-perception of health and safety of health professionals in coping with covid-19. Revista Sustinere, 10(2), 641–663. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.64120