Educação profissional técnica de nível médio na área da saúde: entre o público e o privado

Autores

  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. https://orcid.org/0000-0002-4815-0863
  • Adriana Katia Corrêa Professora Associada Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1496-6108

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.63344

Resumo

O Estado brasileiro vem se constituindo, político e economicamente, em uma perspectiva neoliberal, estreitando cada vez mais a “parceria” público-privada, inclusive em setores como saúde e educação. Essa parceria tem gerado tensões significativas, com peculiaridades no que se refere à educação profissional técnica de nível médio. Este é um estudo teórico que busca apresentar uma reflexão acerca da educação profissional técnica de nível médio, com ênfase na relação público-privada e suas implicações para a formação dos trabalhadores de saúde.

 Palavras-chave: Educação profissional. Saúde. Relação público-privada.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Moraes, S. H. M. de, & Corrêa, A. K. (2022). Educação profissional técnica de nível médio na área da saúde: entre o público e o privado. Revista Sustinere, 10(2), 796–816. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.63344