Gamificação: expectativa educativa, impacto na saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50602

Palavras-chave:

Educação, Jogos de vídeo, Materiais de ensino, Saúde do adolescente

Resumo

Os dispositivos tecnológicos fazem parte do cotidiano da sociedade e marcam presença também no ambiente escolar. Diante disso, a gamificação tem sido utilizada como alternativa às abordagens tradicionais da educação. Assim, realizou-se um ensaio teórico com o objetivo de refletir sobre a gamificação na educação e o risco do uso desmedido de jogos digitais para a saúde dos adolescentes. Nesta reflexão discorre-se sobre o uso de jogos digitais no contexto educacional, o risco por trás dos jogos digitais e estratégias para minimizar danos à saúde, decorrentes da utilização dos jogos. Concluiu-se que a gamificação demonstra ser um excelente catalizador da aprendizagem. No entanto, se for estimulada sem moderação, pode gerar um fascínio pelo jogo, desencadeando sentimentos de ansiedade, agressividade e de compulsão. Portanto, é necessário que os atores sociais envolvidos direta ou indiretamente na formação dos adolescentes, como a família, a comunidade escolar e os profissionais de saúde estejam atentos a possíveis mudanças no comportamento dos adolescentes e estruturem ações, estratégias e políticas de atenção à saúde, focadas no uso dos jogos digitais pelos adolescentes.

Biografia do Autor

Elisabete Zimmer Ferreira, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Enfermagem, FURG-2013, Mestre profissional em História, FURG-2014.Especialista em Historia do Rio Grande do Sul, FURG-2011.Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, FURG-1999,graduada em História Licenciatura, FURG-2009, Especialista em História do Rio Grande do Sul, FURG-2010 Atualmente desempenha a função de técnico administrativo em educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Dedica-se as temáticas: Mídia, Saúde, História, Educação Histórica.

Adriane Maria Netto de Oliveira, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Área de Atuação: Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental, Desenvolvimento Humano e Família. Membro do Corpo Editorial da Vittalle: Revista de Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (GEPESM).

Aline Neutzling Brum, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (1997), mestrado em Tropical International Agriculture - Agrobusiness (UTALCA/GAUG) - Georg August Universitaet Goettingen (2009), Ph.D. em Agricultural Sciences - Georg August Universitaet Goettingen (2014). Pós doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Tem experiência na área de enfermagem e saúde, com ênfase em epidemiologia e analises quantitativas em ciências da saúde. Atualmente é professora adjunta no Campus de Dom Pedrito na Universidade Federal do Pampa.

Mara Regina Santos da Silva, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977); Especialização em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978); Residência em Enfermagem Psiquiátrica na Clínica Pinel de Porto Alegre/RS (1978); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003); Pós doutorado na Université du Québec à Trois-Rivières (2007). Professora Associada IV - DE, da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG. Professora Associada da Université du Québec à Trois-Rivières desde 2004. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Família, Enfermagem e Saúde - GEPEFES. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG (2008-2009; 2013-2016; 2019-2020; 2021-2022). Áreas de interesse: Enfermagem Psiquiátrica; Enfermagem em Saúde Mental e Saúde da Família. Desenvolve seus estudos na linha de pesquisa: Resiliência e Produção de Saúde na Família.

Luciano Garcia Lourenção, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeiro, graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2002). Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Ciências da Saúde pela FAMERP; experiência no ensino de graduação e pós-graduação em diferentes cursos, especialmente Enfermagem e Medicina, em disciplinas da área de epidemiologia e saúde pública; experiência em gestão de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Gestão em Saúde. Pós-doutorando no Laboratório de Epidemiologia, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto - LEpi/EMED/UFOP (2020-atual). Atualmente é Professor Titular-Livre na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (EEnf/FURG); Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EEnf/FURG; Membro da Comissão Didático-Pedagógica do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EEnf/FURG. Editor Associado da Revista Enfermagem em Foco do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN); Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Médica e do Conselho Editorial da Revista Expressão Católica Saúde, do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Atua como Avaliador do Basis (Banco de Avaliadores) do INEP/MEC desde 2011. Realiza pesquisas na área de Epidemiologia, Gestão e Trabalho em Saúde.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

Ferreira, E. Z., Oliveira, A. M. N. de, Brum, A. N., Silva, M. R. S. da, & Lourenção, L. G. (2021). Gamificação: expectativa educativa, impacto na saúde. Revista Sustinere, 9, 383–395. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50602