Campanhas sanitárias como instrumentos da educação em saúde no Brasil: algumas reflexões para uma educação popular em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49818

Palavras-chave:

Impressos para Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Campanhas Sanitárias.

Resumo

No Brasil, o embrião do que é conhecido na atualidade por “Educação em Saúde” surge apenas na segunda metade do século XIX, após a chegada da família real portuguesa. Apesar disso, as campanhas sanitárias, definidas como publicidades que objetivam à orientação para execução de práticas de cuidado com a propria saúde, portanto instrumentos essenciais da Educação em Saúde, surgem apenas no começo do século XX, pautadas em um modelo coercitivo e fiscalizador.  Com o passar das décadas, a utilização de campanhas sanitárias como instrumentos da Educação em Saúde foi tendo seus objetivos, publico-alvo e espaços de atuação modificados. Dessa forma, a veiculação desse tipo de campanha, da maneira como ocorre hoje, é fruto de um processo histórico que se entrelaça com os modelos de saúde e educação defendidos em cada época da história brasileira. Na atualidade, é defendido um modelo de Educação em Saúde mais dialógico e inclusivo, denominado de Educação Popular em Saúde, sendo necessário aplicar esse modelo para os instrumentos que compõem as campanhas sanitárias. Diante disto, ficou evidente a necessidade de refletir sobre a utilização, produção e mensagens veiculadas em campanhas sanitárias para compreender a necessidade desse material caminhar, de fato, para uma Educação Popular em Saúde.

Biografia do Autor

Jefferson Silva Costa, Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna da Rede Estadual de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca (2014), Especialista em Educação Ambiental na Faculdade de Educação São Luís (2016) e integrante do Grupo Pesquisas Praticas de Ensino (GePPEn), registrado no CNPq. Foi Professor de Biologia contratado na Secretária de Educação e do Esporte do Estado de Alagoas (SEEE/AL) no período de 2014 a 2016, lotado na Escola Estadual Professor José Félix de Carvalho Alves. Possui mestrado em Ensino das Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo finaciado com bolsa da CAPES. Atualmente professor efetivo da rede Estadual de Educação de Pernambuco, tendo sido selecionado em processo interno para lecionar na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna (ETEAVS) a partir de 2020. Pesquisador de temáticas relativas aos processos de construção de conceitos na formação de professores de Ciências e Biologia e processos interacionistas na formação de conceitos Científicos nas áreas de Educação Ambiental e Educação em saúde, tudo isso dentro do bojo da Semiótica Social e leitura de imagens.

Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos pocessos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

Costa, J. S., & Carneiro-Leão, A. M. dos A. (2021). Campanhas sanitárias como instrumentos da educação em saúde no Brasil: algumas reflexões para uma educação popular em saúde. Revista Sustinere, 9, 333–351. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49818