Concepções de docentes e discentes de Gestão Hospitalar sobre a segurança do paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49387

Palavras-chave:

Ciências da saúde, segurança do paciente, gestão hospitalar, gestão da qualidade.

Resumo

O Programa Nacional de Segurança do Paciente prioriza em suas diretrizes a inclusão do tema nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação, além da promoção de capacitação continuada para gestores e profissionais de saúde em segurança do paciente. Neste estudo, destaca-se a relevância desta reflexão no âmbito dos cursos de formação de gestores em saúde como mecanismo de subsidiar a profissionalização de gestores qualificados com a compreensão sobre qualidade em saúde e segurança do paciente. Essa pesquisa objetivou desvelar a concepção de docentes e discentes de Gestão Hospitalar sobre a segurança do paciente. Trata-se de estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa, com a participação de dezenove docentes e doze discentes. Os dados decorrentes dos questionários de caracterização foram tabulados e analisados a partir de estatística descritiva simples. Já os dados textuais provenientes das entrevistas foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Foram analisadas seis classes que emergiram das entrevistas com os sujeitos de pesquisa, cinco acerca das ações para a segurança do paciente – trabalho em equipe, processo de cuidado, cuidado multiprofissional, integração da gestão e cultura de segurança – e uma sobre as concepções sobre a segurança do paciente. Concluiu-se que a segurança do paciente deve perpassar por todos os profissionais, especialmente o gestor, que planejará recursos para que essas ações aconteçam. Assim, como estratégia, apresenta-se a capacitação dos gestores em saúde como caminho para fortalecer a cultura de segurança.

Biografia do Autor

Ricardo Mendes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico em Manutenção e Suporte Integrado ao Ensino Médio pelo Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP)

Graduando em Gestão Hospitalar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Rildécio Medeiros Filho, UFRN

Técnico em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Darlyane de Lima e Silva, UFRN

Tecnológa em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

Mendes de Souza, R., Medeiros Filho, R., de Lima e Silva, D., Filgueira Martins Rodrigues, C. C., & Candido de Oliveira Salvador, P. T. (2021). Concepções de docentes e discentes de Gestão Hospitalar sobre a segurança do paciente. Revista Sustinere, 9, 369–382. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49387