Avaliação da usabilidade de hipermídia para ensino da sistematização da assistência de enfermagem

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Flávia Barreto Tavares Chiavone, Eliana Amaral, Maria Isabel Domingues Fernandes, Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo


O processo de avaliação de uma tecnologia educacional objetiva analisar o grau em que o recurso se mostra apropriado para alcançar os seus objetivos, a partir de uma análise sistemática por sujeitos de diferentes grupos, a depender do aspecto que será avaliado. Neste estudo, destaca-se o processo de avaliação de usabilidade de uma hipermídia para apoiar o ensino da sistematização da assistência de enfermagem para discentes dos cursos técnico e de graduação em enfermagem. Objetiva-se avaliar a usabilidade de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico composto por questões de caracterização, uma adaptação da System Usability Scale e do Suitability Assessment of Materials. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2017 a janeiro de 2018, com nove docentes e 11 discentes dos Cursos Superior e Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados por estatística descritiva. O Score System Usability Scale total foi de 91,9 (docentes) e 83,9 (discentes). Docentes e discentes consideraram a hipermídia eficiente, facilitadora de aprendizagem e demonstraram satisfação com sua usabilidade. A hipermídia foi avaliada com boa e excelente usabilidade pelos discentes e docentes, respectivamente. A hipermídia, disponibilizada no link http://escoladesaude.ufrn.br/saeufrn/, pode ser utilizado pelas diversas instituições de ensino que formam profissionais de enfermagem dos diferentes níveis acadêmicos, bem como pelos serviços assistenciais, como um subsídio para a efetivação desse campo de saber.


Palavras-chave


Tecnologia educacional, materiais de ensino, processos de enfermagem, educação em enfermagem, docentes de enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49359

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