Uso de metodologias ativas sob a ótica de estudantes de graduação em Enfermagem

Autores

  • Karla Taísa Pereira Colares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG https://orcid.org/0000-0002-1451-7938
  • Wellington de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.45088

Palavras-chave:

Enfermagem. Ensino em Saúde. Estudante. Metodologias Ativas.

Resumo

As discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na formação profissional em saúde têm sido ampliadas, particularmente, sobre o uso das metodologias ativas, tendo em vista as transformações da sociedade contemporânea e uso cada vez mais frequente das tecnologias. O objetivo deste estudo é descrever o uso de metodologias ativas no processo formativo de Enfermagem sob a ótica dos estudantes de uma Faculdade Privada, no Norte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado com auxílio de uma ferramenta online. Responderam ao questionário 111 estudantes que atenderam aos critérios de inclusão e consentiram sua participação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com o auxílio do aplicativo de informática Excel 2010 e posterior articulação com a literatura consultada. Os resultados deste estudo revelam uma percepção positiva em relação ao uso das metodologias ativas no curso de Enfermagem desta Instituição, o que desmistifica a ideia de que os estudantes tenham resistência ao uso de novas estratégias metodológicas. Investir em metodologias que confiram aos estudantes autonomia, criticidade, proatividade; que desenvolvam a capacidade de refletir e intervir sobre a realidade, faz-se necessário e urgente. Neste contexto, as metodologias ativas representam potencial para a inovação do Ensino em Saúde.

Biografia do Autor

Karla Taísa Pereira Colares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG

Mestra em Ensino e Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Especialização em Metodologia e Inovação do Ensino Superior pela Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG; Especialização em Microbiologia Aplicada pelo Complexo Educacional Ibituruna e Graduada em Biomedicina pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI. Docente no curso de Enfermagem da FAVAG estudando e aplicando metodologias. Responsável técnica no laboratório de Biologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba.

Wellington de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, mestrado em Educação pela UFMG e graduação em História – Licenciatura Plena também pela UFMG. Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; coordenador do Mestrado Profissionalizante Ensino em Saúde- ENSA; orientador de dissertações de mestrado no referido mestrado e no Mestrado Gestão em Educação, ambos na UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação, educação e trabalho, formação de professores-história, ensino história - livro didático e sociologia e educação. Desenvolve pesquisas no campo de educação popular e saúde.

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

Colares, K. T. P., & de Oliveira, W. (2020). Uso de metodologias ativas sob a ótica de estudantes de graduação em Enfermagem. Revista Sustinere, 8(2), 374–394. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.45088