Narrativas acerca do leprosário na Ilha do Pacuio em Porto Seguro: estruturas de poder sobre o Mal de Hansen, degredo e abandono sócio-político-sanitário

Autores

  • Elissandro dos Santos Santana Faculdade Nossa Senhora de Lourdes
  • Huillte Barbosa Jardim dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Moreno Fernandes do Nascimento Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Nicholas Lula Dias Ralile Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Radharani Cabrera Teixeira de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.29590

Palavras-chave:

Leprosário, Ilha do Pacuio ou dos Aquários, Porto Seguro, Degredo, Punição Sanitário-Social

Resumo

Este trabalho resultou de pesquisa de campo em torno das Narrativas acerca do leprosário na Ilha do Pacuio ou dos Aquários em Porto Seguro: o degredo como vigilância e punição sanitário-social. Durante a investigação in loco, foram feitas entrevistas e aplicados questionários para compreender o objeto de estudo. Para a investigação, foram utilizados instrumentos de coleta via áudio, recorreu-se à memória dos entrevistados como dispositivo de compreensão e de análise das transformações diatópico-culturais que o espaço investigado sofreu ao longo do tempo. A partir das entrevistas com os habitantes da região, de consultas a arquivos públicos e a documentos históricos, buscou-se analisar os processos de ressignificação territorial e de subjetividades sobre a Ilha por meio das narrativas memoriais dos idosos no tangente à existência, transformações utilitárias e identitárias ocorridas na Ilha ao longo das últimas décadas. Para a análise dos dados coletados, optou-se por apoiar-se nos princípios dos estudos da memória com a mediação dos aportes conceituais da Antropologia, da Filosofia e da Sociologia, com base em teóricos como Michael Foucault, Michael Pollak e Maurice Halbwachs, dentre outros. De forma objetiva, os resultados alcançados trazem à tona os capítulos silenciados da história da Ilha do Pacuio, a partir de uma análise que apresenta como o referido lócus serviu de leprosário, para o degredo, a vigilância e a punição sanitário-social até transformar-se na ilha dos Aquários, espaço de diversão, turismo e lazer na atualidade.

Biografia do Autor

Elissandro dos Santos Santana, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Colunista Socioambiental, latino-americanicista e tradutor do Portal Desacato

Revisor da Revista Latinoamérica

Membro do Conselho Editorial da Revista Letrando

Huillte Barbosa Jardim dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – UFSB

Moreno Fernandes do Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – UFSB

Nicholas Lula Dias Ralile, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – UFSB

Radharani Cabrera Teixeira de Arruda

Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – UFSB

Referências

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2002.

CARA, Roberto Bustos. El turismo y los procesos de transformación territorial. In: RODRIGUES, A. B. (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Huicitec, 1996.

CASTRO, E. A. São Roque: um exílio. Uma análise do papel do Hospital São Roque, Piraquara/PR na história da hanseníase no Paraná. Curitiba, 2003. 138 p. Monografia (Especialização em Análise Ambiental). Departamento de Geografia, Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza. São Paulo, SP: Annablume, 2006.

CUNHA, V. S. O isolamento compulsório em questão: políticas de combate à Lepra no Brasil (1920-1941). Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2005. Dissertação de Mestrado em História das Ciências e da Saúde.

FOUCAULT, Michael. O Nascimento da Clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e memória. Trad. Bernardo Leitão et al. Campinas: Educamp, 1992. pp. 419-476.

NORA, P. Entre Memória e História. São Paulo: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, 1981.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RAFFESTIN. C. Por uma Geografia do Poder. Tradução Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. (Série: Geografia e Política. V. 29).

RAMOS, Leila Bitar Moukachar. Hanseníase e estigma no século XXI: narrativas de moradores de um território endêmico. 2017. 101 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I. Trad. Constança Marcondes César. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SANTANA, Elissandro dos Santos. Sugestão de pesquisa em torno das ações insustentáveis e déficits socioambientais no turismo de Porto Seguro-Bahia. Paripiranga: Revista Letrando, ISSN 2317-0735, 2016.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), 2002.

JUSTA, A. A lepra no Ceará. Ceará Médico, ano 15, set./out. 1936. In

SOUZA-ARAÚJO, H. C. História da lepra no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956. In FEITOSA, Adília Maria Machado; ALMEIDA, Vera Lucia; FEITOSA, Aline Machado Monte. Hanseníase no Ceará: evolução histórica de um leprosário. Ceará: Revista Conhecer: debate entre o público e o privado, V. 1, N. 12, 2014.

ZAMPARONI, Valdemir. Lepra: doença, isolamento e segregação no contexto colonial em Moçambique. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.1, jan.-mar. 2017.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

Santana, E. dos S., Santos, H. B. J. dos, Nascimento, M. F. do, Ralile, N. L. D., & Arruda, R. C. T. de. (2017). Narrativas acerca do leprosário na Ilha do Pacuio em Porto Seguro: estruturas de poder sobre o Mal de Hansen, degredo e abandono sócio-político-sanitário. Revista Sustinere, 5(1), 153–174. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.29590