Sustentação pedagógica e legislação do ensino-aprendizagem: a formação em enfermagem no Brasil

Autores

  • Rosa Gomes dos Santos Ferreira Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ Hospital Municipal Miguel Couto - SMS/RJ
  • Jorge Luiz do Nascimento Hospital Municipal Miguel Couto - SMS/RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.25551

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação, Legislação, Educação em saúde

Resumo

Produto final do curso da disciplina “Seminário sobre a problemática do ensino de enfermagem”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que teve como objetivos: Refletir a respeito da sustentação pedagógica, bases legais e inovações acerca do ensino de Enfermagem; semear ideias sobre o contexto da Educação em Enfermagem, com enfoques teóricos e educacionais; Analisar o desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil. Através da busca científica nas bases indexadas de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCIELO, bibliografia virtual e impressa de livros conceituais e legislação acerca do assunto, analisamos o tema, concluindo que Enfermagem tem fundamentado seu conhecimento em bases legais amadurecidas, por meio de longo período de discussão democrática, através da participação dos profissionais que executam a assistência e a docência, junto aos órgãos responsáveis pelo seu cumprimento. Contudo, as diretrizes representam a base norteadora no processo de construção curricular, cabendo às universidades, adequar à sua realidade, os projetos políticos e pedagógicos que serão assumidos, visto que a Lei permite essa autonomia. Ressalta-se a importância da participação e compromisso acadêmico de discentes, docentes e da população no processo das reformas curriculares, intentando a participação coletiva e a busca por uma assistência de enfermagem de qualidade.

 

Biografia do Autor

Rosa Gomes dos Santos Ferreira, Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ Hospital Municipal Miguel Couto - SMS/RJ

Aluno especial de doutorado (EEAN-UFRJ), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), pertencente ao Núcleo de Pesquisa de Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESENF) e ao Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental (GPESME/EEAN/UFRJ). Graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997). Habilitação em Enfermagem Médico-crirúrgica, UNIRIO(EEAP). Especialista em Enfermagem em Nefrologia. (UERJ/HUPE) Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (UERJ) Especialista em Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular (UERJ/HUPE) e em Enfermagem em Saúde Mental(UCB / UNiLeya) Enfermeira plantonista do CTI adulto do Hospital Municipal Miguel Couto (SMS/RJ) Foi coordenadora do Programa de Educação Continuada do Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (IPUB-UFRJ). Coordenadora nacional da SIG telenfermagem em saúde mental (IPUB-UFRJ/RUTE/MS). Ouvidora do IPUB-UFRJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiointensivismo, terapia intensiva,nefrologia,psiquiatria e educação continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiointensivismo,terapia intensiva,psiquiatria e educação continuada.

Jorge Luiz do Nascimento, Hospital Municipal Miguel Couto - SMS/RJ

Enfermeiro CTI Adulto Hospital Municipal Miguel Couto - SMS/RJ

Aluno de graduação em direito na Universidade Estácio de Sá- UNESA

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

Ferreira, R. G. dos S., & Nascimento, J. L. do. (2017). Sustentação pedagógica e legislação do ensino-aprendizagem: a formação em enfermagem no Brasil. Revista Sustinere, 5(1), 54–67. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.25551