Ensino de Ciências: um panorama multifocal

Autores

  • Tanise Knakievicz UNIOESTE e Espaço Multiverso

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.20895

Palavras-chave:

Cultura tecnocientífica, Senso de dignidade, Didáticas participativas, Cultura da paz

Resumo

As constantes transformações socioculturais e tecnocientíficas promovem mudanças nas estratégias didáticas no cotidiano escolar. Disponibilizar um mapa panorâmico deste território dinâmico é o objetivo deste artigo. Assim, discorrera-se sobre o ensino de Ciências quanto aos aspectos históricos, sociais, paradigmáticos, culturais, políticos, econômicos e neuropsicológicos, destacando a priorização dos conteúdos atitudinais na educação básica. A ação didática focada no desenvolvimento de habilidades e competências coloca os estudantes sob holofotes dos professores, deslocando os conteúdos conceituais e procedimentais a cenários coadjuvantes.

 

 

DOI: 10.12957/sustinere.2016.20895

Biografia do Autor

Tanise Knakievicz, UNIOESTE e Espaço Multiverso

Sou Bióloga (1998), especialista em Dinâmica de Grupos SBDG (2015), mestre em Genética e Biologia Molecular (2001), doutora em Biologia Celular e Molecular (2007) pela UFRGS e Pós-doutora em Ensino de Ciências UNIOESTE (2015).

Trabalhei na empresa FK Biotecnologia (2007), e nas Instituições de Ensino Superior UEG Iporá (2009) e IESGO (2010), UDC, Anglo Americano (2010-2012),UNILA (2012-2014),UNIOESTE (2014). Sou fundadora e CEO do Espaço Multiverso (2015).

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Publicado

18-07-2016

Como Citar

Knakievicz, T. (2016). Ensino de Ciências: um panorama multifocal. Revista Sustinere, 4(1), 3–26. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.20895