Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Sustinere?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 TUTORIAL DE CADASTRO E ACESSO À PLATAFORMA COMO "AUTOR": http://www.rsirius.uerj.br/pdfs/seer_uerj/Aula05_Curso_SEER_autor.pdf

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES – Revista SUSTINERE

OBJETIVOS

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação dos artigos a serem encaminhados para publicação na Revista SUSTINERE.

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

As possíveis formas de contribuição são:

- Artigo Técnico.

- Nota Técnica.

- Atualidade Técnica.

- Ensaios.

Não serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos à publicação em outros veículos, ou que produzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

Caso o mesmo artigo seja re-encaminhado à revista, um novo processo será iniciado, com data atualizada.

 

ENCAMINHAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

A submissão na Revista SUSTINERE deve seguir os seguintes passos:

  1. Cadastre-se como “Autor” da Revista SUSTINERE através do campo “CADASTRO” na Plataforma E-Publicações. Solicitamos que preencha todos os campos que a ficha possui;
  2. Logado em seu perfil, acesse o link “SUBMISSÃO DE ARTIGOS” e preencha-o de acordo com o manuscrito que deseja submeter.

Em caso de problemas de acesso à Plataforma e-Publicações, à página de cadastro, ou à página de submissão de artigos da Revista SUSTINERE, solicitamos que encaminhe seu manuscrito por  email, através de sustinere.ouerj@gmail.com , com o nome do trabalho e respectivo(s) autor(es), segundo as instruções já relatadas. O documento deverá estar em formato .docx , compatível com MS-Word 2007 ou posterior.

O texto integral do trabalho deve procurar não exceder 20 (vinte) páginas para Artigo Técnico e 8 (oito) páginas para Nota Técnica, atendendo ao formato estabelecido nos itens a seguir.

Observação: Trabalhos que ultrapassem as extensões acima estipuladas serão objeto de análise por parte do Conselho Editorial.

O número de autores no manuscrito submetido não deverá exceder 5 (cinco). Exceções serão analisadas apenas em caso de trabalhos resultantes de grandes projetos de pesquisa, que envolvam um número maior de participantes envolvidos, em diferentes instituições/laboratórios. Nesses casos, a participação de cada autor deverá ser explicitada no final do manuscrito.

A Revista SUSTINERE cobra uma taxa de submissão no valor de R$ 25,00, destinada aos encargos editoriais, a ser agendado com o autor após a leitura da submissão por um de nossos editores. O  acesso dos artigos publicados, por sua vez, é livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

O trabalho deverá seguir a seguinte sequencia de apresentação:

- Título do trabalho em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 14- Negrito)

- Nome do(s) autor (es). (Times New Roman 12- Negrito)

- Currículo resumido(s) do(s) autor (es). (Times New Roman 12)

- Endereço (email) para correspondência, do autor principal. (Times New Roman 10)

- Resumo em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 12)

- Palavras-chave em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 12)

- Texto do trabalho. (Times New Roman 12)

- Agradecimentos (caso houver). (Times New Roman 12)

- Referências. (Times New Roman 10)

- Anexos (caso houver). (Times New Roman 12)

Orienta-se utilizar a norma ABNT vigente para a apresentação das referência ao corpo e ao fim de texto. A SUSTINERE, utiliza as normas da ABNT 6023 para suas referências. Sugere-se a utilização de softwares gerenciadores de referências. Os mais conhecidos são o Mendeley, Zotero, Papers, EndNote. Utilize os que você se identifique, e tenha habilidade de uso. Existe também a ferramenta MORE (Mecanismo Online para Referências), da UFSC, que oferece esse serviço online, e gera referências no formato que utilizamos em nosso periódico.

A inserção dos metadados do artigo, constando dados referenciais dos autores e do trabalho são uma exigência fundamental para a publicação de artigos na SUSTINERE, uma vez que, além de ser uma demanda importante para a interação de mecanismos de busca e avaliação por parte de indexadores, auxilia na acessibilidade e visibilidade do material e, consequentemente, o crescimento da Revista. Abaixo segue um esquema de como esses dados devem constar:

 (Clique nas imagens para ampliar)

 

 


TUTORIAL DE CADASTRO E ACESSO À PLATAFORMA COMO "AUTOR":  

OBSERVAÇÕES GERAIS

1. As pesquisas que envolvam seres humanos devem mencionar a devida aprovação prévia pelo Comitê de ética da instituição de origem.

2. Caberá aos autores a total responsabilidade sobre o conteúdo dos artigos publicados. Devendo os mesmos usarem softwares gratuitos de detecção de plagio como:

CopySpider (http://www.copyspider.com.br/main/) - O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Criado por Clever Marcos Teixeira, possui uma interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional, que pode pode ser configurada para o inglês ou português. Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). É compatível com diferentes formatos de texto, como os do MS Office, como Adobe PDF.

Após avaliação prévia realizada pela coordenação editorial quanto aos aspectos de apresentação do trabalho, serão enviadas cópias a três especialistas da área, indicados pelos editores da Revista SUSTINERE.

Serão levadas em consideração, no julgamento do trabalho, a obediência às disposições regulamentares, além de: relacionamento do tema à Saúde e Educação; adequação do título, do resumo e das palavras-chave; existência de encaminhamento lógico; publicação em outro veículo e qualidade da contribuição.

Em função da análise do Conselho Editorial o trabalho será classificado segundo uma das seguintes categorias: Aceito, sem modificações; Aceito, com sugestão de revisões; Devolvido, com sugestões de revisões e incentivo a nova submissão e Recusado.

O autor principal será comunicado do resultado da avaliação, via email, atraves de carta padrao que deverá ser assinada e devolvida eletronicamente ao email da revista.

Os trabalhos não selecionados serão devolvidos ao autor principal com as devidas explicações.

A qualidade da apresentação do trabalho, bem como seu conteúdo e originalidade, são responsabilidade exclusiva do(s) autor (es). Os autores que encaminharem seus trabalhos cedem à Revista SUSTINERE os respectivos direitos de reprodução e/ou publicação. Devendo citar a revista como fonte original em trabalhos futuros .

Os casos omissos serão resolvidos pelos editores científicos do periódico.

 

MODELO ILUSTRATIVO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/0B0GoVSNnm_Lsckk5UWRibHBIRUU/view?usp=sharing

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 2007 ou posterior (.docx).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. O autor que submeter a uma coluna indexada está ciente de que seu material será submetido conforme o Modelo Ilustrativo para Submissões, contendo a identificação dos autores, porém que, após a aprovação para avaliação, será desidentificado por nossa editoria e enviado aos pareceristas Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  7. Os autores estão cientes da cobrança de uma taxa de submissão no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por manuscrito, solicitada na confirmação de submissão do manuscrito, a ser paga em um prazo de 5 dias úteis. O prosseguimento do fuxo editorial fica condicionado ao pagamento dessa taxa e, a ausência dela ou de comunicação por parte dos autores, quando solicitada, será interpretada como abandono de submissão.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.

Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

 

Licença Creative Commons
A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.