Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 2007 ou posterior (.docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 pt; usa uma fonte de 12 pt; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O autor que submeter a uma coluna indexada está ciente de que seu material será submetido conforme o Modelo Ilustrativo para Submissões, contendo a identificação dos autores, porém que, após a aprovação para avaliação, será desidentificado por nossa editoria e enviado aos pareceristas Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  • Os autores estão cientes da cobrança de uma taxa de submissão no valor de R$ (50,00 cinquenta reais) por manuscrito, solicitada na confirmação de submissão do manuscrito, a ser paga em um prazo de 5 dias úteis. O prosseguimento do fuxo editorial fica condicionado ao pagamento dessa taxa e, a ausência dela ou de comunicação por parte dos autores, quando solicitada, será interpretada como abandono de submissão.

  • Os autores preencheram completa e corretamente os metadados da submissão, conforme as DIRETRIZES PARA AUTORES, e estão cientes de que, uma vez publicado o artigo, esses dados não poderão ser alterados.

Diretrizes para Autores

 TUTORIAL DE CADASTRO E ACESSO À PLATAFORMA COMO "AUTOR": http://www.rsirius.uerj.br/pdfs/seer_uerj/Aula05_Curso_SEER_autor.pdf

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR QUESTÕES REFERENTES AO PAPEL DE "AUTOR", COMO CADASTRO, SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS, ACESSO DE AUTOR EM DIFERENTES REVISTAS DO SISTEMA E-PUBLICAÇÕES ETC.

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES – Revista SUSTINERE

OBJETIVOS

O presente regulamento objetiva uniformizar a apresentação dos artigos a serem encaminhados para publicação na Revista SUSTINERE.

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

As possíveis formas de contribuição são:

- Artigo Técnico.

- Nota Técnica.

- Atualidade Técnica.

- Ensaios.

Não serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos à publicação em outros veículos, ou que produzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

Caso o mesmo artigo seja re-encaminhado à revista, um novo processo será iniciado, com data atualizada.

 

ENCAMINHAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

A submissão na Revista SUSTINERE deve seguir os seguintes passos:

  1. Cadastre-se como “Autor” da Revista SUSTINERE através do campo “CADASTRO” na Plataforma E-Publicações. Solicitamos que preencha todos os campos que a ficha possui;
  2. Logado em seu perfil, acesse o link “SUBMISSÃO DE ARTIGOS” e preencha-o de acordo com o manuscrito que deseja submeter.

Em caso de problemas de acesso à Plataforma e-Publicações, à página de cadastro, ou à página de submissão de artigos da Revista SUSTINERE, solicitamos que encaminhe seu manuscrito por  email, através de sustinere.ouerj@gmail.com , com o nome do trabalho e respectivo(s) autor(es), segundo as instruções já relatadas. O documento deverá estar em formato .docx , compatível com MS-Word 2007 ou posterior.

O texto integral do trabalho deve procurar não exceder 20 (vinte) páginas para Artigo Técnico e 8 (oito) páginas para Nota Técnica, atendendo ao formato estabelecido nos itens a seguir.

Observação: Trabalhos que ultrapassem as extensões acima estipuladas serão objeto de análise por parte do Conselho Editorial.

O número de autores no manuscrito submetido não deverá exceder 5 (cinco). Exceções serão analisadas apenas em caso de trabalhos resultantes de grandes projetos de pesquisa, que envolvam um número maior de participantes envolvidos, em diferentes instituições/laboratórios. Nesses casos, a participação de cada autor deverá ser explicitada no final do manuscrito.

A Revista SUSTINERE cobra uma taxa de submissão no valor de R$ 50,00, destinada aos encargos editoriais, a ser agendado com o autor após a leitura da submissão por um de nossos editores. O  acesso dos artigos publicados, por sua vez, é livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

O trabalho deverá seguir a seguinte sequencia de apresentação:

- Título do trabalho em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 14- Negrito)

- Nome do(s) autor (es). (Times New Roman 12- Negrito)

- Currículo resumido(s) do(s) autor (es). (Times New Roman 12)

- Endereço (email) para correspondência, do autor principal. (Times New Roman 10)

- Resumo em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 12)

- Palavras-chave em português, espanhol e em inglês. (Times New Roman 12)

- Texto do trabalho. (Times New Roman 12)

- Agradecimentos (caso houver). (Times New Roman 12)

- Referências. (Times New Roman 10)

- Anexos (caso houver). (Times New Roman 12)

Orienta-se utilizar a norma ABNT vigente para a apresentação das referência ao corpo e ao fim de texto. A SUSTINERE, utiliza as normas da ABNT 6023 para suas referências. Sugere-se a utilização de softwares gerenciadores de referências. Os mais conhecidos são o Mendeley, Zotero, Papers, EndNote. Utilize os que você se identifique, e tenha habilidade de uso. Existe também a ferramenta MORE (Mecanismo Online para Referências), da UFSC, que oferece esse serviço online, e gera referências no formato que utilizamos em nosso periódico.

A inserção dos metadados do artigo, constando dados referenciais dos autores e do trabalho são uma exigência fundamental para a publicação de artigos na SUSTINERE, uma vez que, além de ser uma demanda importante para a interação de mecanismos de busca e avaliação por parte de indexadores, auxilia na acessibilidade e visibilidade do material e, consequentemente, o crescimento da Revista. 

Ao preencher os dados de uma submissão fique atento aos seguintes aspectos (clique nas imagens para as aumentar):

Durante a submissão dos arquivos, seguindo o Modelo Ilustrativo para Submissões, o autor deve realizar a upload de pelo menos dois elementos do artigo, a Folha de Rosto e o Texto do Artigo. O modelo ilustrativo mostra como esses materiais devem ser apresentados. Segue ilustração abaixo de como esses, e outros elementos, podem ser inseridos na submissão: 

 
Em relação aos dados cadastrais do manuscrito, observe que eles devem atentar ao preenchimento orientado abaixo:

Preencha os dados do manuscrito conforme a imagem acima. Atente que há campos que não devem ser preenchidos.  Se o artigo tiver coautores, esses devem ser inseridos. Abaixo segue um esquema de todos os dados cadastrais que devem constar, e como devem constar. O preenchimento incorreto desses campos impossibilita a publicação do manuscrito:

Certifique-se que os dados do autor principal estejam também com essa configuração. Não se preocupe se no momento da submissão não estiver. O autor pode adequar ao finalizar esse processo. O processo de submissão não permite que todas as informações sejam inseridas de início, porém, na última janela do processo o autor é apresentado a um campo onde pode ter acesso ao cadastro do seu manuscrito e completar todas as informações. Para a publicação do manuscrito, todos os dados cadastrais devem estar preenchidos corretamente, nisso, é importante que o autor observe atentamente cada orientação abaixo para evitar que haja atraso na publicação de seu manuscrito.


Nesse momento é importante que os autores insiram as palavras-chave do artigo submetido. a versão atual do OJS que utilizamos (esta plataforma digital) classifica essas palavras-chave como Metadados, nisso, para preencher, acesse o campo ilustrado abaixo:
 
 
Neste, cada palavra-chave do manuscrito deve ser inserida manualmente (não podem ser copiadas e coladas todas de uma vez). Para isso o autor deve escrever a palavra-chave, e depois selecionar ela para que a plataforma a insira no sistema. 
 


No final, todas as palavras-chave devem estar separadas, conforme a imagem abaixo. Observe que nessa janela há um campo Salvar. Quase todas as páginas de cadastro da revista tem esse botão. Ele deve ser clicado a cada alteração cadastral, senão ela não será salva. 


 
A janela Publicação permite que todos os dados cadastrais do manuscrito sejam inseridos e alterados. E esses também podem, e devem, ser preenchidos nos outros idiomas dos resumos da submissão. Esses podem ser preenchidos em outros idiomas clicando nos campos destacados na imagem abaixo:

É importante que os autores estejam atentos ao preenchimento de todas essas informações cadastrais do manuscrito. Para acesso à lista de Grande Área e Áreas do conhecimento listadas pelo CNPq, para preencher o campo "Área e Sub-Área do Conhecimento", consulte a tabela do orgão através desse link

Para publicações na área da Saúde, como orientação geral, busquem utilizar palavras-chave presentes na Plataforma de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) através desse link. Isso resultará numa melhor indexação do artigo, consequentemente melhor classificação do mesmo. 

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

1. As pesquisas que envolvam seres humanos devem mencionar a devida aprovação prévia pelo Comitê de ética da instituição de origem.

2. Caberá aos autores a total responsabilidade sobre o conteúdo dos artigos publicados. Devendo os mesmos usarem softwares gratuitos de detecção de plagio como:

CopySpider (http://www.copyspider.com.br/main/) - O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Criado por Clever Marcos Teixeira, possui uma interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional, que pode pode ser configurada para o inglês ou português. Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). É compatível com diferentes formatos de texto, como os do MS Office, como Adobe PDF.

Após avaliação prévia realizada pela coordenação editorial quanto aos aspectos de apresentação do trabalho, serão enviadas cópias a três especialistas da área, indicados pelos editores da Revista SUSTINERE.

Serão levadas em consideração, no julgamento do trabalho, a obediência às disposições regulamentares, além de: relacionamento do tema à Saúde e Educação; adequação do título, do resumo e das palavras-chave; existência de encaminhamento lógico; publicação em outro veículo e qualidade da contribuição.

Em função da análise do Conselho Editorial o trabalho será classificado segundo uma das seguintes categorias: Aceito, sem modificações; Aceito, com sugestão de revisões; Devolvido, com sugestões de revisões e incentivo a nova submissão e Recusado.

O autor principal será comunicado do resultado da avaliação, via email, atraves de carta padrao que deverá ser assinada e devolvida eletronicamente ao email da revista.

Os trabalhos não selecionados serão devolvidos ao autor principal com as devidas explicações.

A qualidade da apresentação do trabalho, bem como seu conteúdo e originalidade, são responsabilidade exclusiva do(s) autor (es). Os autores que encaminharem seus trabalhos cedem à Revista SUSTINERE os respectivos direitos de reprodução e/ou publicação. Devendo citar a revista como fonte original em trabalhos futuros .

Os casos omissos serão resolvidos pelos editores científicos do periódico.

 

MODELO ILUSTRATIVO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/0B0GoVSNnm_Lsckk5UWRibHBIRUU/view?usp=sharing

 

ARTIGOS

Aceita artigos originais que se relacionem às grandes áreas de Saúde e Educação e sub áreas de Saúde Humana, Animal e Ambiental e suas interdisciplinaridades.

TRADUÇÃO

Aceita propostas de tradução de artigos, nas grandes áreas de Saúde e Educação e sub áreas de Saúde Humana, Animal e Ambiental  e  suas interdisciplinaridades. Artigos específicos ou inter/multidisciplinares, em língua estrangeira à língua portuguesa, com o intuito de popularizar estes autores aos leitores lusófonos. Esta seção priorizará traduções de artigos em línguas que apresentem menor similaridade com a língua portuguesa, como inglês, espanhol, italiano, francês, dentre outros. A publicação estará condicionada à aprovação do autor original do artigo em língua estrangeira, bem como da revista na qual o artigo é oriundo. A autorização será solicitada através de um pedido formal, realizado pelo autor da tradução, com a assessoria de um dos editores da Revista SUSTINERE, via email  e apenas após a resposta afirmativa a tradução será publicada.

MATERIAL DIDÁTICO

Sessão destinada a publicação de textos, apostilas e materiais de auxílio didático e paradidático à professores e auxiliares educacionais da Educação Infantil, Básica e/ou Superior.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.