SAÚDE DA MULHER NO INSTAGRAM E LETRAMENTO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70986

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, Saúde da mulher, Letramento digital

Resumo

O texto apresenta a análise inicial de posts publicados no Instagram, que tratam dos temas mais diversos relacionados à saúde da mulher, entre os quais se destacam: anatomia do corpo feminino; menstruação; desmistificação do prazer/orgasmo; aceitação e empoderamento de seus corpos. Neste que é o primeiro olhar sobre esses dados, nota-se que os assuntos se autorreferenciam e se complementam. A quantidade de materiais a respeito do tema é grande, porém ínfima se comparada aos posts e perfis que objetificam o corpo da mulher pornograficamente. Trata-se de um tema importante para a educação sexual de jovens e crianças, antes realizada pelas revistas tens e atualmente viabilizada nas redes digitais, através de imagens/vídeos, memes e lives, acessados também por mulheres adultas. Por isso, é relevante analisarmos essa “autoeducação” pelas redes, apontando para a importância do letramento digital no acesso a informações sobre assuntos que dizem respeito ao bem-estar e à saúde das mulheres.

Referências

BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 2. ed. Brasília: Letras Livres, 2013.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

WEBER, A.; SANTOS, E.; CRUZ, M. M. Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação. Leitura: Teoria e Prática, v. 32, n. 62, 2014.

Downloads

Publicado

13-11-2022

Como Citar

FONSECA, Mirna Juliana Santos. SAÚDE DA MULHER NO INSTAGRAM E LETRAMENTO DIGITAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 182–198, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70986. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70986. Acesso em: 19 abr. 2024.