MODOS OUTROS DE DISCÊNCIA E DOCÊNCIA: ATRAVESSAMENTOS ENTRE EXPERIÊNCIAS (TRANS)DISCENTES E A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE (TRANS)DOCÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70974

Palavras-chave:

Travestis e Transexuais, Discência, Docência, Produção acadêmica.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as trajetórias de pessoas transexuais e travestis em suas  experiências na/com a escola  como (trans)discentes, articuladas ao exercício da (trans)docência. Buscou-se  traçar as possíveis articulações entre processos de escolarização e de exercício da docência de pessoas Trans, localizando as dificuldades, conflitos, mas também, as resistências para adentrar, ocupar a escola e fazer valer seu direito à vida e à existência.  Para acessar as narrativas das experiências (trans)discentes foi fundamental lançarmos mão da conversa como metodologia e para as informações sobre as (trans)docências, realizamos um estado do conhecimento sobre a produção acadêmica no período de 2005-2019, identificando um quantitativo considerável de teses e dissertações na área de Educação. As situações de violência, transfobia, desrespeito são comuns tanto para travestis e transexuais na condição de alunas, alunos e alunes como na condição de professoras, professores. Há, também, estratégias e movimentos de resistência e de ocupação da escola como lugar de direitos e respeito.

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Publicado

13-11-2022

Como Citar

AMARO, Ivan; GANEM, Bruno Rodrigues; PEREIRA, Ernane Alexandre. MODOS OUTROS DE DISCÊNCIA E DOCÊNCIA: ATRAVESSAMENTOS ENTRE EXPERIÊNCIAS (TRANS)DISCENTES E A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE (TRANS)DOCÊNCIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 62–84, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70974. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70974. Acesso em: 25 abr. 2024.