A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70719

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática pedagógica, Modelagem Matemática.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o que os professores de Educação Infantil revelam como contribuições à sua base de conhecimento ao participarem de um curso de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Para obtenção dos dados, foi realizado um curso de extensão para professores de Educação Infantil sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. A metodologia da pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados por meio de dois questionários, sendo o primeiro no início do curso e o outro ao final do mesmo. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). Como embasamento teórico, utilizou-se de Shulman (2014), relacionado à base de conhecimento do professor, Burak (2004, 2010) e Belo (2016) sobre Modelagem Matemática e/na Educação Infantil e Lorenzato (2011) voltado à Matemática na Educação Infantil. Através dos resultados obtidos, considera-se que o curso contribuiu na formação dos professores de Educação Infantil ampliando sua base de conhecimento. Tal fato é de extrema importância visto que a Modelagem Matemática, um conhecimento pedagógico do conteúdo, passou a ser considerada como possibilidade para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nessa fase de ensino. Isso possibilita a abordagem de noções e conceitos matemáticos a partir da realidade das crianças.

Biografia do Autor

Cibelli Batista Belo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR), Professora da Rede Municipal de Irati/PR

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn-UFPR)

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

BELO, Cibelli Batista; ZIMER, Tania Teresinha Bruns. A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 165–184, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70719. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70719. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN