EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689

Palavras-chave:

formação de professores, anos iniciais do Ensino Fundamental, professor que ensina matemática, comunidade de prática colaborativa, lesson study.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer e discutir as contribuições de uma comunidade de prática colaborativa a partir de uma experiência com o Lesson Study (LS) para o desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa narrativa, desenvolvida junto a um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da cidade de Sobral-Ceará. Os dados foram coletados a partir de narrativas orais e materiais didáticos utilizados pelas professoras. Todas as ações colaborativas desenvolvidas no ciclo do LS - (1) definição do problema; (2) trabalho preparatório e planejamento; (3) lecionação e observação da aula; (4) reflexão pós aula/seguimento - foram gravadas em áudio ou filmadas. A análise evidenciou que as professoras ressignificaram suas práticas e experiências a partir das vivências proporcionadas na comunidade de prática colaborativa e no uso do LS, revelando ser este espaço um ambiente real de aprendizagem e de desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Madeline Gurgel Barreto Maia, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)

Professora da Universidade Estadual vale do Acaraú. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista no Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP; Doutor em Educação pela Universidade Esaduald e Campinas; Estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa e Universidade de Sevilla; Mestre em Matemática aplicada pela Universidade Estadual de Campinas; Graduado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo;

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

MAIA, Madeline Gurgel Barreto; FIORENTINI, Dario. EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 185–204, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70689. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70689. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN