O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO E A FORMAÇÃO HÍBRIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o poder dos símbolos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70575

Palavras-chave:

Early Algebra, Símbolo, Formação Continuada de Professores, Intervenção de Ensino, Ensino Híbrido

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar tarefas elaboradas por professores polivalentes no âmbito de um estudo que envolveu a formação continuada, para trabalhar conceitos algébricos elementares. O estudo se situa na interseção da Early Algebra, do Ensino Híbrido e da Formação de professores. Desenvolveu-se um curso de formação continuada para nove professoras que ensinam Matemática, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculadas em uma disciplina de um curso de mestrado em Educação de uma universidade pública do estado da Bahia. Para efeito deste artigo, a discussão centrou-se em um conceito fundamental para o estudo da Álgebra: o símbolo. Os dados foram produzidos em dois ambientes (AVA REPARE e sala de aula) e se compuseram de: fóruns de discussão, discussão na elaboração de situações-problema e exposições das situações. Os resultados apontam para as reflexões realizadas pelas professoras-cursistas, as quais conduziu para uma (trans)formação em suas práticas pedagógicas. A interatividade do AVA REPARE proporcionou uma pluralidade de dados, trocas de experiências e de ricas informações entre as professoras-cursistas. E, também, o estudo evidencia que o curso realizado mostrou ser um modelo rico e inovador para a formação em serviço de professores que atuam nessa etapa da Educação Básica.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Caio; MAGINA, Sandra. O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO E A FORMAÇÃO HÍBRIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o poder dos símbolos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 263–283, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70575. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN