INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472

Palavras-chave:

Objetos Digitais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Básica.

Resumo

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estão disponíveis em repositórios e são utilizados pelos professores nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ALEXANDRE, 2015). Todavia não havia um instrumento avaliativo para a avaliação sistemática dos ODA, por isso após a elaboração de um instrumento avaliativo, as questões que realizamos são: o que pensam os professores e futuros professores sobre o instrumento? Facilita a seleção dos ODA? Oferece uma orientação em relação ao potencial que o ODA possui e o que pode ser ampliado conforme a utilização? Neste viés, o objetivo deste estudo consiste em testar a usabilidade do instrumento avaliativo de ODA e promover reflexões mediante as perspectivas dos participantes. Realizamos a testagem de usabilidade de um instrumento por meio de três oficinas de formação inicial e continuada que contou com 44 participantes. Os resultados apontam a importância do instrumento para conhecimento da qualidade do ODA em seus aspectos pedagógicos; a necessidade de parcerias para o aprimoramento da acessibilidade do instrumento aos professores de diferentes realidades; a ampliação da temática nas formações iniciais e continuadas e reflexões indispensáveis para o contexto atual.

Biografia do Autor

Mariana dos Reis Alexandre, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru na linha de pesquisa: Informática na Educação em Ciências e Matemática. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica na UNESP/Bauru, na linha Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica (2017). Professora da Educação Básica no município de Bauru, graduada em Pedagogia pela UNESP/Bauru (2015). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Currículo (GEPTEC) desde 2014 e do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC) desde 2021.

Daniela Melare Vieira Barros, Universidade Aberta (UAb)

Pedagoga; Especialista em Instrucional Designer; Especialista em Administração em Educação a Distância; Mestrado em Engenharia das Mídias para a Educação Euromime - Erasmus Mundus - Portugal, Espanha e França; Mestrado em Educação pela UNESP - BRASIL; Doutorado em Educação pela UNESP - BRASIL; Doutorado em Educação pela UNED - Madrid; Pós-Doutorado pela UNICAMP e UNED. Colaboradora da Open University no Proyecto COLEARN, C. Editorial da Revista de Estilos de Aprendizaje. Atualmente docente da Universidade Aberta - Portugal.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

ALEXANDRE, Mariana dos Reis; BARROS, Daniela Melare Vieira. INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 126–145, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70472. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70472. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN