A ESCRITA DE SI COMO DISPOSITIVO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE COFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70200

Palavras-chave:

Escrita de si, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Narrativas, Formação de professores, Grupo colaborativo.

Resumo

O texto que aqui é apresentado trata-se de um recorte da dissertação de mestrado que tem como objeto de estudo movimentos de coformação em um viés colaborativo realizado junto a professores de Educação Básica e licenciandos em Pedagogia bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – campus Sorocaba. A pesquisa se debruça sobre as marcas que um processo de formação colaborativo que se embasa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode trazer para a formação inicial de pedagogos visando a sua atuação como professores não especialistas que ensinam matemática. O processo de pesquisa ocorreu por meio de movimentos colaborativos entre professores da educação básica e bolsistas do PIBID tendo como dispositivos a escrita de si e as narrativas orientadas pela abordagem (auto)biográfica. A análise foi realizada à luz dos conceitos da análise compreensivainterpretativa propostos por Souza (2014), considerando que essa abordagem possibilita uma ressignificação do narrado ao colocar em evidência a trajetória formativa dos sujeitos. Como resultados parciais desse processo de investigação é possível reconhecer que espaços de coformação ocupados com o envolvimento de professores experientes e professores em processo de formação inicial que se pautam na escrita de si como dispositivo formador oportunizam contribuições significativas para a trajetória de vida-formação de futuros profissionais docentes.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Rodrigues Marcondes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar-campus Sorocaba, especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Ágora, especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci, especialista em Ludopedagogia e Arte Educação nos Anos Iniciais pela Faculdade de Tatuí e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas). Atualmente exerce a função de Professor de Educação Básica I junto à Prefeitura Municipal de Sorocaba e Assessor Técnico Pedagógico junto à Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra. 

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

[1] Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama

barbara@ufscar.br

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – campus Sorocaba – Sorocaba – Br

Pós-doutora em Psicologia da Educação (2019) - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Recursos e Materiais Curriculares e Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, trabalhando especialmente com os temas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores e trabalho docente e Formação de Professores que ensinam Matemática. Docente nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba. Coordenou o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE UFSCar e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" - NEPEN. É Editora-chefe da Revista Crítica Educativa e Coordenadora do PPGEd-So.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

MARCONDES, Luís Gustavo Rodrigues; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi. A ESCRITA DE SI COMO DISPOSITIVO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE COFORMAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 87–106, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70200. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70200. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN