ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Andréa Carvalho Ramos, Márcia Helena da Silva Melo

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a atuação dos profissionais de apoio junto aos estudantes com deficiência da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, na opinião desses profissionais. Relacionando teoricamente aos aspectos educacionais e do desenvolvimento humano abordados na Psicologia Histórico-Cultural, de acordo com Vygotsky (1997), outros autores da mesma perspectiva e sob os ditames da Lei Brasileira de Inclusão nº13.146/15, e em especial no período de distanciamento social que a pandemia do Covid-19 impôs à toda sociedade.  Particularmente, em relação às escolas, sejam públicas ou privadas, os prejuízos aos estudantes têm sido reportados em várias dimensões. Este estudo consiste numa pesquisa descritiva, quanti e qualitativa desenvolvida por meio da aplicação de um questionário virtual voltado aos Profissionais de apoio/Cuidadores escolares. Participaram 62 Profissionais de apoio que atuavam em escolas da Educação Básica em todo o território nacional. Nos resultados e discussão deste estudo apresenta-se primeiramente, o perfil dos profissionais de apoio e na sequência as categorias temáticas: Atuação antes da pandemia, Durante o período de isolamento físico e Planejamento profissional para a volta às aulas. Conclui-se que poucos cuidadores permaneceram em contato com o estudante que atendiam e suas famílias no período pandêmico. Fato que pode ter ocasionado restrições às orientações e informações referentes aos cuidados com a higiene do estudante e sua família, podendo ocasionar reflexos na saúde, que poderia ter sido realizada de forma remota pelo cuidador após receber formação adequada, disponibilizada pelas redes de ensino, sobre a temática.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Profissional de apoio; Cuidadores; Pandemia.

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AUTOR.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871

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e-ISSN: 2359-6856

 


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