Itinerários Rio de Janeiro-Bogotá: uma analise translocal de otras aprendizagens nos encontros interculturais

Autores

  • Catalina Revollo Pardo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalleRJ), Niterói; Fundação de Apoio à Escola Técnica - Escola Técnica Estadual República (FAETEC-ETER); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1469-4456

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69829

Palavras-chave:

Migração Transnacional, Tradução, Psicossociologia, Interculturalidade

Resumo

Neste artigo são analisadas as experiências de aprendizagem nos encontros interculturais entre o Brasil e a Colômbia do trabalho de campo da pesquisa, Traduciendo los Testimonios de las Mujeres Víctimas del Desplazamiento en Colombia, que aconteceu entre o Rio de Janeiro e Bogotá, problematizando a (trans)localização das práticas teórico-metodológicas da pesquisa em migrações transnacionais, com a lente das propostas da tradução na perspectiva da crítica pós-colonial e decolonial. A metodologia utilizada foi a análise do diário de campo da pesquisa em questão com a lente das propostas teórico-metodológicas dos estudos sobre interculturalidade, transnacionalismo e tradução. Os resultados do artigo apontam a necessidade de dar centralidade à leitura de códigos interculturais translocais durante as análises dos processos metodológicos em pesquisas, as quais aparecem como outras aprendizagens que viabilizam os encontros de saberes na Afro-américa Latina.

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Publicado

05-09-2022

Como Citar

PARDO, Catalina Revollo. Itinerários Rio de Janeiro-Bogotá: uma analise translocal de otras aprendizagens nos encontros interculturais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 513–527, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69829. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69829. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OUTRAS EDUCAÇÕES: SABERES E CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES RACIALIZADAS EM CONTEXTOS DE RE-EXISTÊNCIA